Qual é o significado do porco na Bíblia?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

A expressão é originada da fama do porco como um animal relacionado a sujeira, a impureza e, conforme a Bíblia, até ao pecado e ao mal. No período da escravidão, a má reputação do porco foi reforçada pela crendice de que o espírito de um porco entrava no corpo de quem o matou, causando tormentos até o fim de seus dias.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

Assim como para os romanos, os porcos representavam também para os povos do norte, prosperidade, riqueza e fartura.

Normalmente medem 1,5m e pesam de 100kg a 500kg na idade adulta. Toda essa formosura podem viver de 12 a 15 anos e não conseguem olhar para cima justamente pela sua estrutura anatômica do pescoço curto. Então quando querem vislumbrar o céu, precisam fazer isso de lado.

11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. 12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13 E Jesus logo lho permitiu.

Os porcos que vemos hoje têm sua origem no javali (Sus scrofa), que habitava a Europa, e o javali asiático (Sus vitatus), que surgiu na Ásia. O cruzamento dessas duas espécies provavelmente deu origem à espécie moderna, que conhecemos como porco doméstico (Sus scrofa domesticus)1.

O porco representa ignorância, gula, luxúria, egoísmo, entre outros.

O porco tem uma visão panorâmica de uns 310º e visão binocular de 35-50º. Sabendo esta informação, sabemos como devemos proceder com o maneio dos porcos.

Adventistas, Mórmons, Judeus e Islâmicos não comem carne de porco, tampouco alimentos que contenham sangue. A explicação mais comum segue o mesmo conceito de outras religiões que fazem essa restrição: Trata-se de um animal transmissor de diversas verminoses.

Dos bichos que vivem em terra, devem considerar impuros: a toupeira, o rato e o lagarto em todas as suas espécies, 30 o ouriço cacheiro, o crocodilo, a salamandra, a lagartixa e o camaleão. São esses que devem considerar imundos dentre os répteis.

Zoroastrismo. Seus seguidores não comem carnes de mamíferos, como gado, porco e coelho, aves ou peixes ósseos de tamanho grande. Segundo os dogmas dessa religião, esses animais carregam significados espirituais importantes.

Vejam, porco vem do Latim porcus, “porco, suíno doméstico”, do Indo-Europeu porko. Imaginem só: nos tempos das cavernas uma criança muito sujinha ia ser chamada por esse nome tal como agora! Latim sus, do Indo-Europeu su-, de mesmo significado. Pode ser chamado de marrano ou marrão também.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Suíno significa "de porco", mas não só porco. É mais amplo, é de toda essa família que pega porco, javali, porco-do-mato. O adjetivo porcino vem de porco.

Por que o porco anda com a cabeça baixa? Resposta: Porque tem vergonha da mãe que é uma porca.

15 – 20 anos

O porco é um mamífero evoluído do javali selvagem. Ele é um animal onívoro e digere bem todos os alimentos. O porco possui patas curtas com quatro dedos cada uma e com cascos. Possui 44 dentes e seu focinho é feito de cartilagem.