Qual é o significado do nome Theobroma cacao?

Perguntado por: igodinho4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O botânico sueco Lineu designou o cacau com o nome cientifico, em latim, ”theobroma cacao”, que significa: alimento dos deuses.

Diferentemente do que se imaginava, o cacau tem origem amazônica - e não centro-americana - e já era consumido há 5,5 mil anos, aponta uma pesquisa desenvolvida por vários arqueólogos equatorianos e franceses, que chegaram a encontrar restos de uma grande cultura no sudeste do Equador.

O cacau apresenta três variedades: forasteiro, crioulo e trinitário. O tipo de cacau mais comercializado é o tipo forasteiro, representando cerca de 80% da produção mundial.

A manteiga da semente de Theobroma Cacao (cacau) é uma gordura vegetal que melhora a consistência das emulsões e atua como uma barreira protetora para a pele, preservando o equilíbrio da hidratação e é recomendada para a pele seca e delicada.

A palavra chocolate vem do espanhol, chocolate, que por sua vez foi originado a partir de línguas indígenas mesoamericanas. Contudo, sua origem não é completamente esclarecida, existindo versões diferentes. Segundo a primeira, o termo derivaria do chocola'j (ou chokola'j), que significa “beber chocolate juntos”.

As variedades cultivadas de cacau estão agrupadas em três complexos genéticos: Criollo, Forasteiro e Trinitário. As variedades Criollo - Possuem sementes grandes, de cor branca a violeta- pálida, com muita polpa dando um produto de superior qualidade conhecido comercialmente como "cacau-fino".

O Cacau vai logo pro busto que lembra o seu pai, Manoel de Menezes. Manoel dedicou-se ao jornalismo na capital catarinense, participou da implantação da primeira emissora de rádio na cidade. Foi uma figura de grande popularidade.

Um dos melhores cacaus do mundo é produzido em Madagascar, onde uma abordagem atualizada para o cultivo de cacau, o principal ingrediente do chocolate, está oferecendo benefícios para o ecossistema único do país.

1 PRODUÇÃO MUNDIAL E NACIONAL
O maior produtor mundial é a Costa do Marfim, com 39,0% da produção. Os Países Gana (14,5%) Indonésia (14,0%), Nigéria (6,3%), Equador (5,1%), Cama- rões (5,0%) e o Brasil (4,6%), sétimo maior produtor, reú- nem 88,4% da produção mundial (FAOSTAT, 2020).

O cacau é uma fruta nativa, originária da região amazônica e, ao contrário de algumas outras frutas, nasce diretamente do tronco da árvore. Ele apresenta cores variadas, que vão do verde ao roxo e do amarelo ao laranja.

Hoje, os maiores produtores mundiais do mundo em termos de produção anual estimada são Costa do Marfim (2,2 mil toneladas); Gana (811,7 mil toneladas); Indonésia (784 mil toneladas); Nigéria (350,1 mil toneladas); Equador (283,7 mil toneladas); Camarões (280 mil toneladas) e Brasil (250 mil toneladas).

O cacau em pó alcalino tem uma tonalidade mais escura com tons mais avermelhados, possui o sabor mais suave comparado com o cacau natural e se mistura mais facilmente a líquidos. Possui um PH entre 7 e 8, enquanto o cacau natural possui um PH ácido, por volta de 5.

chocolate preto

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo.

O cacau em pó natural tem um sabor mais intenso e amargo, além de ter uma cor mais clara. Isso se deve à presença de compostos como a teobromina e os flavonóides, que são responsáveis pelo sabor e aroma característicos do cacau.