Qual é o significado do nome Talibã?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

No idioma pachto, "talibã" significa "estudante". Hoje em dia, porém, o nome do movimento militante do Afeganistão evoca antes imagens de terror e destruição do que de homens e mulheres debruçados sobre livros.

O Talibã é um grupo que atua no Afeganistão e no Paquistão desde os anos 1990. Conhecido pelas suas regras rígidas, o grupo responsável por inúmeros ataques tem retomado seu crescimento nos últimos anos. Quer saber como age o Talibã no terrorismo? Acompanhe este post!

A ideologia dos Taliban foi descrita como uma combinação de uma forma "inovadora" da lei islâmica — sharia — baseada no fundamentalismo Deobandi e o islamismo jihadista salafista de Osama bin Laden com as normas culturais e sociais pashtun conhecidas como Pashtunwali.

Talibã em pashto (idioma dos afegãos na região de Pashtun - leste e sul do Afeganistão) significa “estudante" e foi criado por um pequeno grupo que realizou seus estudos em escolas islâmicas tradicionais no Paquistão.

Mawlawi Haibatullah Akhundzada

O líder do Talibã, Mawlawi Haibatullah Akhundzada, mais uma vez alertou os estrangeiros para não interferirem no Afeganistão durante um raro discurso em uma reunião de clérigos islâmicos em Cabul na sexta-feira (1°), segundo a mídia estatal.

Os homens foram obrigados a usar barba e as mulheres, proibidas de sair de casa sem a burca (traje que cobre todo o corpo, incluindo o rosto), freqüenar escolas e trabalhar. Cinema e televisão foram proibidos.

As Guardas Revolucionárias têm apoiado o Talibã nos últimos anos, para derrotar os americanos. Porém o mais importante é o Paquistão, que luta ao lado do Talibã." O Talibã emergiu da brutal guerra civil que se sucedeu à retirada da União Soviética do Afeganistão.

De acordo com um relatório de junho de 2021 da Organização das Nações Unidas (ONU), com base em informações de inteligência de países-membros, a maior parte do dinheiro do Talibã vem de atividades ilegais, como tráfico de drogas, produção de ópio, extorsão e sequestros.

O nome do país significa literalmente Terra dos Afegãos, uma vez que o sufixo “stão” (stan) é referente a “terra de”, e afegão (ou afghan) se referia originalmente aos pashtun, mas hoje abarca todos os moradores daquele país.

Os afegãos estão sendo forçados a se deslocar de seu país desde 1979. Embora muitos tenham retornado, há 2,3 milhões de afegãos registrados como refugiados na região, principalmente nos países vizinhos Paquistão e Irã. Outros 180.000 afegãos solicitaram a condição de refugiado na região desde o início de 2021.

Afeganistão

Em 1996, o Talibã tomou Cabul e formou um governo no Afeganistão, nomeando o país Emirado Islâmico do Afeganistão. O governo do Talibã foi violento e autoritário, conhecido por promover açoitamentos e amputações em público, bem como execução de opositores.

A Rússia tornou-se este sábado o primeiro país a reconhecer o novo governo talibã no Afeganistão, desde que o grupo fundamentalista islâmico regressou ao poder em agosto de 2021.

Eles pretendiam impor sua interpretação da lei islâmica e remover qualquer influência estrangeira no país.

Ainda segundo os estudiosos, a família real afegã também remonta às tribos de Israel, sendo descendente da de Benjamin. Esta versão foi publicada pela primeira vez em 1635, em um livro intitulado Mahsan-I-Afghani. Segundo a obra, o rei Saul teve um filho chamado Jeremias, pai de um menino chamado Afghana.

Origens do Talibã
O Talibã é um grupo fundamentalista sunita que surgiu no Afeganistão, em 1994. Esse grupo se originou do cenário de instabilidade que o Afeganistão vivia durante o período da Guerra Civil Afegã e foi formado por membros da etnia pachto, majoritária no Afeganistão.