Qual é o significado do nome Sunamita?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Sulamita ou Sunamita é uma personagem bíblica do Antigo testamento e significa que possui a perfeição, ou pacífica, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Sulamita foi a preferida do Rei Salomão.

A mulher sunamita ela era estéreo e ela fez na casa dela um quartinho para o profeta Elizeu morar, dormir quando estivesse na cidade dela. E ela colocou la uma mesa, uma cama, uma cadeira e um candeeiro. E a bíblia diz que Elizeu ora por ela e ela é curada da esterialidade e ela ganha um filho.

Sem olhar para a situação, para o problema, a sunamita corre ao Carmelo que significa Presença de Deus. É assim que devemos ser: nos momentos de adversidade, de luta, de provação, devemos acreditar no impossível e correr para a presença do Pai. Ela demonstrou auto-controle, equilíbrio emocional e não se desesperou.

Ela foi citada apenas como uma habitante da cidade de Suném. Segundo a Bíblia, era uma mulher que possuía terras e boas condições. Apesar de não ter seu nome destacado na Palavra, seus atos nos deixam grandes ensinamentos quanto a fé, determinação e cuidado com a obra de Deus.

A mulher de Suném ou mulher sunamita é uma personagem da Bíblia hebraica. 2 Reis 4:8 a descreve como uma "mulher importante" (ACF) na cidade de Suném; entretanto, seu nome não é divulgado no texto bíblico.

Encontramos a resposta junto ao segundo livro dos Reis 4, que fala de alguns milagres de Eliseu. Encontramos a passagem do encontro de Eliseu com a sunamita e seu filho. 2 Reis 4,8: Certo dia, Eliseu passava por Sunam e uma mulher rica que lá morava o convidou para uma refeição.”(2Reis 4,8) Bíblia de Jerusalém.

Vai entrando no lagar, onde as jovens vestidas de branco, pisavam as uvas de pés descalços o dia todo, para confecção do melhor vinho. Bem de longe avista uma jovem, bela, formosa! Salomão se apaixona por ela. A jovem olha para o pastor de ovelhas e ele vai aproximando e diz: “Ei moça”!

Sulamita era uma mulher muito formosa, a preferida do Rei Salomão. Ela é a personagem principal do livro Cantares de Salomão, da Bíblia. No livro ela é chamada de amada e descrita como uma mulher mais bela entre todas as mulheres (Cantares 1:8; 4: 1-7; 6:4).

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

Na expressão tudo bem estão implícitos os verbos ir ou estar, ou seja, tudo vai bem ou tudo está bem. Sendo bem um advérbio, se refere ao modo como as coisas estão ou ao modo como a pessoa está se sentindo, como vai a vida.

Possivelmente podemos ter instruções dos sinais de vida que bastaram para o Profeta – então o menino espirrou sete vezes.

Como forma de retribuição, Eliseu pensou em falar com o rei para, quem sabe, lhe retribuir os favores. Sua resposta foi: “Eu habito no meio de meu povo”, ou seja, “sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas, me agrada o convívio com o povo”.

A hospitalidade da Sunamita
A sua atitude de ajudar o profeta Eliseu e Geazi refletia o zelo e o amor a Deus, que ela possuía em seu coração. Ela era uma mulher bondosa e hospitaleira. E as escrituras mostram que no passado, pela hospitalidade, os servos do Senhor haviam hospedado anjos, sem saber.

Na história da Sunamita e do Profeta Eliseu, vemos que Deus é poderoso para intervir em nossa história a partir do princípio do serviço. Ela serviu, de maneira natural ao homem de Deus, e foi agraciada pela presença de Deus e milagres extraordinários.

Ele. 15 Como és formosa, minha amada! Como és formosa, com teus olhos de pomba!

Por duas vezes a Bíblia menciona a estada de Eliseu no Monte Carmelo: para lá ele se retira após o episódio dos meninos devorados pelos ursos (2Rs 2,25) e ali a sunamita vai encontrá-lo para suplicar-lhe que devolva a vida ao seu filho (2Rs 4,25).

Na história apresentada pela Bíblia, o Monte Carmelo é citado como o sendo o local onde Elias desconcertou os profetas Baal, levando, de novo, o povo de Israel à obediência ao Senhor.

A cidade de Suném ficava localizada no território da tribo de Issacar, perto de Jezreel (Js 19:18). Suném, no original Shunem, foi o local onde os filisteus acamparam antes da batalha contra o rei Saul em Gilboa.

O pedido de Adonias era dissimulado. Sua intenção era possuir a mulher que havia servido ao rei Davi em seus últimos dias. Ele desejava, ainda que indiretamente, mostrar para o povo que deveria reinar em lugar de Salomão e tramar uma possível revolta futura.

Continuar lendo Quem casou com sunamita?