Qual é o significado do nome Shalom?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Shalom é uma palavra de origem hebraica e significa literalmente “paz”, na tradução para o português. Este é um termo bastante utilizado entre os judeus, principalmente, como uma forma de saudação ou despedida.

A paz, o shalom, é uma grande parábola bíblica. Peace, shalom, is a great biblical word.

É preparar, montar a mesa e “shana tova” (saudação usada pelos judeus para desejar um bom ano) a todos!

Shalom na Bíblia
Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo: "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus, que significa "a paz esteja convosco".

Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Bom dia: “Boa Dia” é “Boker Tov”, que é pronunciado "Boh-ehr Toe-v". Boa tarde: “Boa Tarde” é "Tzaraiim Tovim", que é pronunciado "Tz-ah-rai-eem Toe-veem". Boa noite: “Boa Noite” é "Laila Tov", que é pronunciado "Lai-luh Toh-v". Tenha um bom dia: “Tenha um bom dia” é "Yom Tov", que é procunciado "Yo-m Toe-v".

Shalom como saudação

  • Shalom Aleikhem: significa “a paz sobre vós” ou “a paz esteja convosco”. ...
  • Shabat Shalom: que significa algo como “um sábado de paz”. ...
  • Alav Hashalom: significa “sobre ele a paz”, transmitindo o sentido de que alguém, já falecido, esteja em paz.
  • Shalom Adonai: significa literalmente “a paz do Senhor”.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

Assim, na dúvida, na hora de fazer uma saudação, é melhor recorrer aos convencionais “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, sempre adequados e gramaticalmente corretos. Essas, sim, são saudações, e não meros anúncios de algo que nunca chega. “... eu disse ao pastor que tinha um pobrema...”

É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente.

Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles ...

IGREJA MINISTERIO PENTECOSTAL SHALOM ADONAI.

Fortaleza

A Comunidade Católica Shalom nasceu em 9 de julho de 1982 em Fortaleza. Na ocasião, o jovem Moysés Azevedo nem imaginava o alcance que teria a inauguração de uma lanchonete, inspiração divina segundo ele para chegar aos jovens mais distantes da Igreja.

Atualmente, a comunidade conta com 99 centros de missão, em cidades como Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belém (PA), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Nova York (EUA), Lisboa (Portugal), Roma (Itália), Cracóvia (Polônia), Lubango (Angola), Nazareth (Israel), Taiwan (China), entre ...

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Baruch Atá Ad*nai, El*hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al netilat yadáyim. Imediatamente após a ablução das mãos, sem interrupção por conversa, recita-se antes de ingerir o pão: Baruch Atá Ad*nai, El*hênu Mêlech haolam, hamotsi lêchem min haárets.

A tradição judaica acredita que um dia inicia com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o shabat se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do sábado comum.

Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo.

Quem é Shalom, sabe que é uma pessoa quando reza e outra quando não reza, sendo a primeira 'versão' a melhor, sem a menor sombra de dúvidas.