Qual é o significado do nome Medusa?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

O nome medusa no idioma grego significa “guardar” ou “proteger”, tendo esse significado uma possível relação com o escudo de Atena, que, como veremos, era adornado com a cabeça de Medusa. Sua cabeça se tornou um símbolo usado como um amuleto que protegia seu portador contra mau agouros.

Os templos gregos eram decorados com imagens da medusa para afastar os maus espíritos. Sendo assim, a tatuagem de medusa retrata tanto a beleza e sedução como a proteção contra o mal. O rosto da medusa também foi adotado como símbolo feminista pois ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

Górgona
Medusa, obra de Bernini. Museus Capitolinos, Roma
MoradaMonte Olimpo

"Ele nada mais é que o sexo oral na região anal", explica Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Unifesp. Algumas pessoas usam o beijo grego para lubrificar a região anal, mas isso não é recomendado. "Lubrificar a região com saliva não é recomendado.

Significados da Tatuagem Medusa: Poder, Força e Proteção
A tatuagem de Medusa pode ser vista como uma representação do poder feminino, já que a criatura mitológica é uma mulher forte e independente. Ela também simboliza a força interior e a proteção contra o mal.

De acordo com o The Met Museum, a Medusa é frequentemente retratada na arte grega como um “símbolo apotropaico usado para proteger e afastar o negativo”. Sua imagem é considerada uma ameaça perigosa destinada a repelir outras ameaças, uma representação do mal que busca afastar o mal.

Acontece que Zeus (Júpiter), o deus maior, assumiu a forma de uma chuva de ouro, introduziu-se no pequeno aposento onde a moça estava instalada, e a engravidou.

Nesse contexto, aborda-se, neste artigo, o mito grego de Medusa, a sacerdotisa punida por um crime horrendo, que pagou com seu sangue o pecado de ser mulher. Palavras-chave: Medusa.

Medusa era uma górgona, um monstro na mitologia grega. Sua aparência contava com dentes e garras grandes e afiados. Tinha duas irmãs, também górgonas, Esteno e Euríale. Uma versão da lenda afirmava que ela era uma bela mortal transformada em górgona como punição por Atena.

Medusa foi decapitada por Perseu, herói filho de Zeus. Em certo momento, Perseu pediu para Polidecto (irmão de Díctis e rei de Sérifos) dar um presente de casamento para uma mulher chamada Hipôdamia.

A história da Medusa é uma das mais conhecidas da mitologia grega. Na lenda, a terrível górgona com cabelos de serpente e olhar petrificador acaba sendo decapitada pelo herói Perseu e passa a ser utilizada como arma de guerra.

Mais uma vez Perseu ergueu bem alto a cabeça da Medusa e transformou em pedra os inimigos da mãe. Depois, entregou a cabeça a Atena, que a incrustou em seu escudo, onde ela se tornou o emblema da deusa para sempre. Perseu também devolveu os outros presentes aos deuses que os haviam oferecido.

Objeto de horror, elas tinham sido relegadas aos limites do mundo, no meio da noite, e ninguém era suficientemente ousado para abordá-las. Personificando os medos e os males da humanidade, as Górgonas tinham que permanecer escondidas do resto do mundo.

Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva.