Qual é o significado do nome Macabéa?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Usualmente esse nome é dado como derivado do Hebraico MAQQABH, “martelo”, mas pelo menos uma autoridade pensa que se trate de uma tradução inexata de MATZBI, “general, comandante de um exército”.

Macabéa que “nunca tinha tido coragem de ter esperança” ficou bem feliz com o que ouvira, já que “a cartomante lhe decretara sentença de vida”. Porém, a sonsa, ao atravessar distraidamente a rua foi atropelada por uma Mercedes amarela. Caiu no chão e agonizando disse sua última frase: “Quanto ao futuro”.

Nordestina órfã de pai e mãe, e criada por uma tia que a maltratava muito, Macabéa é uma alagoana pobre de 19 anos que possui um corpo franzino e só come cachorro-quente. Além disso, ela é feia, virgem, tímida, solitária, ignorante, alienada e de poucas palavras.

Olímpico de Jesus: é o primeiro e único namorado de Macabéa. Também nordestino, mas da Paraíba, não tem escrúpulos e é ambicioso.

Macabéa gostava de ouvir a Rádio Relógio porque os locutores falavam "palavras diferentes", embora ela desconhecesse os significados e não soubesse o que fazer com as informações.

O sonho de Macabéa era ser estrela do cinema, mas José Olímpico a ridicularizava por isso, além de não corresponder aos seus sentimentos.

É nesse ponto que compreendemos o significado do título: A hora da estrela é a hora da morte de Macabéa, pois nesse momento ela deixa de ser invisível às pessoas, que percebem sua existência, porém apenas quando já não existe mais. Clarice adota discurso regionalista em A hora da estrela, algo incomum em suas obras.

Passava a perna nos colegas de escritório, onde morava de favor, e queria vencer na vida por meio da política. Havia fugido da Paraíba porque matara um homem. Em um dia em que eles se encontraram, Olímpico disse a Macabéa que ela “não dava despesa”, por isso pagou um cafezinho para a namorada.

Por iniciativa de seu pai, todos mudaram o nome. Nascida Haya Pinkhasovna Lispector, passou a se chamar Clarice. Depois, a família mudou-se para a cidade do Recife, onde Clarice passou sua infância no Bairro da Boa Vista.

Sua tragédia é a tragédia do saber, a ironia de sua existência reside no fato de que este personagem tudo sabe (e inclusive decifra o enigma da esfinge), mas desconhece a si próprio. Édipo tem a seus pés todos os caminhos, menos aquele que o levaria a si mesmo.

A "Hora da Estrela" representa o momento epifânico de Macabéa: a hora da morte. É irônica porque só no momento da morte é que Macabéa alcança a grandeza do ser. Já a autora atinge a epifania ao concluir a obra. É a epifanização do tormento de escrever.

Quem faz, concretamente, a união entre eles são dois personagens que se tornaram ícones da solidão do retirante, do outro, que deixa suas raízes para fugir à miséria e chega ao seu destino, quando chega, miserável.

Neste trecho de filme mostra o momento em que Macabéa passa a viver com algumas colegas, as quatro Marias: Maria da Penha, Maria Aparecida, Maria José e Maria. Neste momento, tem-se a noção de miséria que vivem às personagens.

Em Perto do Coração Selvagem, Joana expressa, por fluxos de consciência, sua vida interior, contrapondo suas experiências de menina às de adulta, mergulhando ora no passado, ora no presente, segundo o fio condutor da memória.

A história envolve o leitor já no começo, pois o rapaz conhece sua amada por uma causa de cinco minutos, daí o título da obra; por um pequeno atraso de cinco minutos, ele perde o ônibus e, no seguinte, avista aquela que seria seu amor arrebatador.

A hora da estrela faz o leitor refletir sobre o chão de Macabéa, sua existência humana e condição feminina na sociedade – não uma margem ou outra, mas uma terceira, uma em que é possível olhar, pela janela social, o que há de mais densamente ou tragicamente humano no destino que não é somente da nordestina, mas de ...

  • Macabéa (Marcélia Cartaxo)
  • Olímpico de Jesus (José Dumont)
  • Madame Carlota (Fernanda Montenegro)
  • Seu Raimundo (Umberto Magnani)
  • Maria de Penha (Cláudia Rezende)
  • Fotógrafo (Manoel Luiz Aranha)

Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.