Qual é o significado do nome Lira?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A etimologia do termo é latina e vem de lyra, antigo instrumento musical ou, mais provavelmente, de lira, de sulco ou depressão. Alguns pesquisadores ligam o nome de família Lira com os Leis, Leira ou Leiras, o que muitos acreditam não ser possível por uma série de fatores.

Na música tradicional grega viva, há três tipos predominantes de lira: a lira de Creta, a lira de Constantinopla (polítiki lyra) e a lira do Ponto (pontiakí lyra). São instrumentos pouco menores do que um violino, com três cordas, que se tocam apoiados no colo.

Frequência do sobrenome
Distribuição geográfica das 10.392 pessoas com o nome LIRA em Geneanet.

Lyra: Variação do nome Lira. Significa “instrumento musical”, “aquela que acalma com a sua melodia”. Lira é um nome feminino e que é pronunciado como “Laira”. Embora não seja possível afirmar qual o seu étimo, estudiosos da onomástica indicam que o mesmo tenha origem mitológica.

"O fenômeno Sete da Lira foi importante para o reconhecimento da força da Umbanda e da Quimbanda como religiões populares no advento da televisão. Seu Sete, em Mãe Cacilda, fez escola nas vestimentas dos Exus e na maneira de trabalhar".

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti .

Ouça este artigo: Orfeu era filho do deus Apolo e da ninfa Calíope; da figura paterna ele herda uma lira que, uma vez tocada por suas mãos, revela um canto tão primoroso que nada nem ninguém consegue se manter imune a sua magia.

“Conhecido também por ser o senhor dos caminhos, o Exu Rei Seu Sete da Lira realiza trabalhos de abertura de caminhos para o emprego, o comércio, a limpeza de aura e o equilíbrio entre espírito e matéria, orientando as pessoas sobre suas vidas e suas condutas”, afirma Janta, destacando que o Reino da Lira é “de muitas ...

Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

Localiza-se no hemisfério norte
Esta é uma bonita constelação dominada por Vega, uma das estrelas mais brilhantes do céu. Olhando com atenção quase se pode imaginar as cordas da Lira estendidas pelo paralelogramo de quatro estrelas que a acompanha.

Sobrenomes toponímicos ibéricos, com origem em diversas localidades com estes nomes em Portugal (Cabreira) ou Espanha (Cabrera). O nome vem do latim capra, de “cabra”, a fêmea do bode, …

Santos. Sobrenome muito comum, a origem dos "Santos" remete aos dogmas da Igreja Católica, à ideia da palavra "santo". Sendo assim, não há registro de qual país exatamente deu início a herança do nome. Estima-se que na Idade Medieval, os cavaleiros ibéricos que nasciam no "Dia dos Santos" recebiam o mesmo sobrenome.

A turca Lira foi introduzido como a moeda nacional oficial em 2005 e é usada somente na Turquia. 1 Lira é dividida em 100 Kurus.

Exu da Meia Noite, pertence à linha das almas, é chefe de falange. Pertence a linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta. Bebe licor, marafo, conhaque, uísque, Fuma charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).

Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó. Usa o "ponpo òpin" (lança pontiaguda).

A lira é um instrumento musical muito antigo e surge associada ao mundo imaginário e mitológico da Grécia Antiga.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

É um instrumento musical cuja origem remonta do início da história. Era usada pelos gregos e também provavelmente na Ásia. Era o símbolo de Apolo, o deus da música e da poesia; era também o instrumento preferido dos gregos para acompanhar canções e textos recitados.

Harpa: o instrumento musical dos anjos.

A lira é um instrumento tão suave e tão harmonioso, que consegue levar quem a ouve a um estado profundo de calma e aconchego.