Qual é o significado do nome jizreel?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

significado ainda desconhecido, mas que para muitos estudiosos significa “Deus semeia” ou "semente de Deus“. Jezreel lembra as promessas do nascimento de um novo povo, a partir da semeadura de Deus, conforme as profecias de Oséias: “Eu a semearei para mim na terra...” (Oséias 2,24-25).

Significado de jizreelita: Povo do Vale de Jizreel, localizado na Galileia, parte norte de Israel...

Toda a evidência descoberta até agora confirma que o sítio de Jezreel era um grande centro político e militar israelita na Idade do Ferro II B (925-720 aC). Seu tamanho e suas fortificações concordam com sua descrição na Bíblia como residência real de destaque para Acab e Jezabel.

Jezabel ordena massacre aos profetas de Israel - RecordTV - R7 Jezabel.

O texto do primeiro livro de Reis, capítulo 21, nos mostra que Nabote era dono de uma vinha cobiçada por Acabe, rei da nação de Israel. Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais.

Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, era uma moça nobre que vinha da Fenícia, região que atualmente corresponde ao território do Líbano e da Síria.

No hebraico, Kaila reflete o sentido heroico de quem é congratulado com o loureiro, que é o símbolo da vitória. Por extensão, seu nome teria o significado de “coroada com louros”.

Conclusão sobre a vinha de Nabote
A vinha de Nabote representava para ele algo de muito valor. Pois, além de ser presente dos pais, era ao mesmo tempo um compromisso diante de Deus. Cuidando da vinha, Nabote estaria honrando a Deus, seus pais e a futura geração.

No capítulo desta sexta, 26, a família de Nabote (Flávio Galvão), passará por momentos de profundo desespero. Os anciãos se reúnem para julgar o agricultor e seus dois filhos, Tadeu (Victor Sparapane) e Abner (Abner Blanco).

852 a.C.

Oséias teve com ela três filhos. Um garotinho forte chamado Jezreel (“Dispersão”), uma linda garotinha chamada Lo-Ru'amah (“Não Amada”), e outro belo varão chamado Lo-Ami (“Não Meu Povo”).

Jezabel. Uma mulher rebelde, sedutora, manipuladora, dominadora, que destruiu muitos profetas do Senhor, conforme narrado no livro de I Reis, na época do profeta Elias. A Bíblia a retrata como uma mulher muito cruel e, neste livro, você verá que ela era pior, muito pior.

2 Reis 9. Um profeta unge Jeú como rei sobre Israel e profetiza a destruição da casa de Acabe e a morte de Jezabel — Jeú mata Jorão no campo de Nabote — Jezabel é morta por Jeú e devorada por cães.

Jezabel ordena ao povo de Israel adoração aos seus deuses. Ela observa que Elias e os outros profetas não se ajoelham para adoração. Na praça de Samaria, Jezabel ordena que todos se ajoelhem diante do altar do deus Baal. Elias se nega e se aproxima de Jezabel.

Elias fugiu ao querer se preservar, abateu-se com o que considerava ser um golpe em sua reputação. Eliseu, caso pensasse em sua preservação, era melhor ter ficado onde estava, mas despede-se dos pais, queima os instrumentos de trabalho, cozinha a carne de seus bois e se alimenta com sua gente.

6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o aconhecimento; porque tu brejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e visto que te esqueceste da clei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Oseias conclama Israel a retornar ao Senhor. Oseias 7–14 Por intermédio de Oseias, o Senhor proclama como vai punir o povo de Israel por seus pecados. No entanto, Ele também expressa Sua misericórdia e bondade. O Senhor relembra que tirou o povo de Israel do Egito, mas eles rejeitaram seu Deus.

Isso significa que a vinha de Nabote era uma herança sagrada que o Senhor havia dado à sua família. Se Nabote aceitasse vender sua vinha, automaticamente ele acabaria por deserdar seus próprios descendentes (Levítico 25:23; Números 27:1-11; 36:1-12).

13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.