Qual é o significado do nome Jezabel?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.

Jezabel ordena ao povo de Israel adoração aos seus deuses. Ela observa que Elias e os outros profetas não se ajoelham para adoração. Na praça de Samaria, Jezabel ordena que todos se ajoelhem diante do altar do deus Baal. Elias se nega e se aproxima de Jezabel.

Sídon, Líbano

É por esse passado conturbado que ela justfica sua personalidade na vida adulta: Jezabel é uma mulher dominadora, manipuladora, inescrupulosa, sedutora e totalmente cruel, capaz de fazer de tudo para que sua vontade prevaleça.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

No caso desta, ela nos ensina o que não fazer, como não agir. Quando pensamos em Jezabel, várias atitudes e deturpações do caráter dela surgem em nossa mente: a vaidade, a prostituição, a mentira. Mas o que a levou a cometer todos esses e outros pecados foi apenas um: a idolatria.

profeta Elias

O profeta Elias foge diante da palavra de morte de Jezabel e volta mediante a palavra de vida de YHWH.

852 a.C.

Jezabel conversa com Elias sobre idolatria e o ameaça: “Repense sua posição”

Jezabel terá um figurino bem marcado. Os israelitas contarão com cores terrosas mais fracas, tons pastéis, por serem personagens mais simples, ligados à agricultura e à terra. Já os sunitas são mais sofisticados, carregado de brilhos, bordados, texturas, cores fortes e marcantes.

  • Atalia
  • Jorão de Israel
  • Acazias de Israel

“A malvada esposa de Acabe, Jezabel, provinha da cidade Fenícia de Tiro, de onde seu pai havia sido sumo sacerdote e rei. Jezabel adorava ao deus Baal”. Tomando em conta que Baal simplesmente significa “senhor”, Jezabel e Acabe introduziram uma contrafação de Deus e de sua religião em Israel.

Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte.

Se na Bíblia sua marca é a ânsia de propagar o paganismo, na novela ela ganha outros defeitos. É vaidosa ao extremo (dá-lhe maquiagem pesada e bijuterias), trai o maridão adoidado (embora não haja problema no fato de o rei ter um harém) e mete-se em política (supremo pecado!).

Atália – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Aqui vale lembrar que o Monte Horebe é o mesmo Monte Sinai onde Deus se revelou a Moisés. Nesse percurso Elias caminhou quase 400 quilômetros, numa viagem que levou quarenta dias e quarenta noites.

A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento. Sua vida é mostrada no Livro de Reis como a esposa do Rei de Israel, Acabe, que se mostrou promíscuo e fraco, deixando-se dominar pela mulher de forte personalidade.

Israel

A história de Jezabel na Bíblia está registrada nos livros de 1 e 2 Reis no Antigo Testamento. A rainha Jezabel ficou conhecida principalmente por ser uma mulher má e perversa que perseguiu os profetas do Senhor e trouxe a idolatria para dentro de Israel.

Jezabel ficou zangada e disse que ela mataria o profeta Elias. Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel. Ele viajou por 40 dias e 40 noites, jejuando enquanto viajava. Então, foi ao monte Horebe e encontrou uma caverna para se esconder.