Qual é o significado do nome Jefté?

Perguntado por: igomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ele é um nome hebraico que se translitera como JEPHTHAH em Inglês e quer dizer “ele abre”, “aquele que abre”, “o que Jeová liberta”.

Gileade foi, de acordo com o Livro de Números, o filho de Maquir, e consequentemente o neto de Manassés, bisneto de José e bisneto de quarta geração de Abraão e Sara.

Gileade também foi o nome do pai de Jefté, um dos juízes de Israel (Juízes 11:1). Um descendente de Gade citado na genealogia de 1 Crônicas 5:14, também tinha esse mesmo nome.

Um dos Juízes de Israel (séc. XII a.C.), Jefté estava em guerra com os amonitas numa disputa sobre terras e fez um voto ao Senhor: "Se me entregares os filhos de Amon, e eu voltar para casa vitorioso, quem primeiro sair pela porta ao meu encontro, será do Senhor e o oferecerei em holocausto."

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”.

Significa cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora, que às vezes brinca um pouco com o perigo.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

Seguindo o padrão dos líderes do livro de Juízes, Jefté era um líder improvável. Era filho de uma prostituta e, depois de crescido, foi expulso de sua família e sua casa por seu meioirmão. O Senhor usou essa pessoa de situação humilde, porém, para libertar Israel de seus inimigos.

seis anos

7 E Jefté julgou Israel seis anos; e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado nas cidades de Gileade.

Jefté – livramento da opressão Amonita (Juízes 10:6 até 12:7). Governou por 6 anos. Ibsã – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:9).

O bálsamo de Gileade é uma planta real que foi mencionada em algumas oportunidades na bíblia e era muito usada pelos hebreus para fins medicinais e cosméticos. Por um longo período, ela desapareceu do território israelense, mas agora voltou a ser cultivada por um judeu que pretende fornecer a matéria-prima.

Você certamente já ouviu a palavra bálsamo alguma vez. Na bíblia, esta planta, além de ter sido utilizada como aroma no templo do criador, ela continha um poder curativo. Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado.

Na Bíblia, "Gileade" significa o "monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31:21), uma região montanhosa a leste do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia. Também é referido pelo nome aramaico Jegar-Saaduta, que carrega o mesmo significado que o hebraico (Gênesis 31:47).

1. Maquir. Seu nome deriva do hebraico que significa "vendido". Era de filho de Manasses filho de José e portanto neto de Jacó "Israel".

Bálsamo: substantivo masculino.
1) Substância aromática exsudada por várias plantas, espontaneamente ou por ferimento, que contém resina, óleos essenciais, ácido benzoico etc., bastante usada em perfumaria e na indústria farmacêutica.

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Palavras Chave: Voto de Jefté. Livro de Juízes. Juízes 11.29-40.

Gileade

Jefté, o gileadita, governou Israel durante seis anos. Então morreu e foi sepultado na sua cidade natal, em Gileade.