Qual é o significado do nome Jacó?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.

"Jacó" deriva da raiz "Kov", que significa "agarrar pelo calcanhar", "enganar", "conter", "ficar" ou "suplantar".

No caminho, teve de pernoitar em Betel e ali teve um sonho. Deus falou com Jacó e disse: – Eu estarei com você e não te desampararei. Até aquele momento Jacó era o enganador – este é o significado de seu nome, mas Deus estava começando a escrever uma nova história com Jacó. Jacó passou longo período no exílio.

Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú. Sua importância para o povo cristão e judeu se dá, pois, ao lado do pai e do avô, é visto como um dos patriarcas do povo israelense e um símbolo de confiança e fé em Deus.

Qual o verdadeiro nome de Israel? Nome oficial: Estado de Israel.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Saiba mais sobre nós. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.

Diante da coluna que montou para o Senhor, ele faz uma promessa. Após receber uma mensagem de Deus, Jacó agradece por Sua benção: ele usa a pedra que lhe serviu de cabeceira como coluna e derrama o azeite, seu único bem, para oferecer ao Senhor como prova de sua fé.

O personagem Jacó na Bíblia, recebe em seu nascimento este nome porque saiu do ventre de sua mãe agarrando no calcanhar de seu irmão Esaú. Este mesmo personagem acabou mais tarde ganhando fama de "Enganador" por ter enganado seu irmão, fazendo com que o primeiro significado do nome ficasse esquecido.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Em vista disso, Labão propôs que, passada uma semana, Jacó recebesse Raquel como esposa em troca de mais sete anos de trabalho.

Ao responder ao anjo que seu nome era Jacó, o patriarca assumiu seus erros do passado e tomou uma atitude corajosa: “eu reconheço que errei, que cometi erros, que tomei decisões equivocadas e fiz escolhas erradas! Eu faço jus ao meu nome. Eu sou Jacó mesmo: enganador e usurpador.

O Senhor cumpriu todas as promessas que fez a Jacó enquanto ele viveu. Jacó chegou em casa com sua família e lá se estabeleceu. Dali por diante, Jacó foi chamado de Israel e sua família era conhecida como israelitas. Ele continuou a guardar os mandamentos do Senhor e a adorá-Lo.

Nessa hora, provavelmente Jacó deve ter imaginado como seu pai deveria ter se sentido, sendo enganado por seu filho mais novo… Jacó era um manipulador que enganou seu pai, seu irmão e seu sogro para obter vantagens. Ele demorou para aprender a importância de confiar em Deus, de quem havia recebido grandes promessas.

Quando Deus formou Israel seu propósito era que fosse um “reino de sacerdotes” para o Senhor, proclamando-o entre os gentios.

Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio. A ocupação da área foi feita de forma gradual, a partir do primeiro encontro sionista (movimento internacional judeu), em 1897.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.