Qual é o significado do nome Israel?

Perguntado por: eesteves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

Quando Deus formou Israel seu propósito era que fosse um “reino de sacerdotes” para o Senhor, proclamando-o entre os gentios.

A Casa de Israel É o Povo do Convênio de Deus
Jacó foi um grande profeta que viveu centenas de anos antes do tempo de Cristo. Por ter sido fiel, o Senhor deu-lhe o nome especial de Israel, que significa “aquele que prevalece com Deus” ou “que Deus prevaleça” (Bible Dictionary, “Israel”, p. 708). Jacó teve doze filhos.

Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'. Deus então prometeu a Israel que todas as bênçãos que haviam sido pronunciadas sobre a cabeça de Abraão também seriam suas” (Russell M.

Razão #1 Deus ama Israel!
Após um período de julgamento (“a espada”), Deus é motivado por Seu 'amor eterno' a restaurar Israel. Note que é um amor eterno… incessante, sem fim! Foi esse amor que deu origem ao plano de Deus com Israel (Deuteronômio 7:7), e esse amor também levará à um fim glorioso (Romanos 11:25-28).

Destaque-se que Jacó passa a ser chamado de Israel após sua luta com o anjo e, a partir de então, seus descendentes serão conhecidos como “filhos de Israel” (bnei Israel) dando origem ao “povo de Israel” (am Israel).

Israel np. Israel é um país no Oriente Médio. Israel is a country in the Middle East.

Hoje, a população judaica de Israel cresceu dez vezes e é de cerca de 6,8 milhões de pessoas. Cerca de 43% dos judeus do mundo vivem em Israel; essa população superou os judeus americanos há vários anos e hoje é a maior comunidade judaica do mundo.

Primeiros povos a crer em um único Deus
Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.

A Bíblia fornece relatos que descrevem a origem de Israel. Segundo a crença judaica, descrita nesse livro; o povo de Israel surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região do Levante por volta do ano 2000 a.C..

  • José
  • Judá
  • Levi
  • Benjamim
  • Diná
  • Issacar

Tribo de Benjamim

Tribo de Benjamim – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Emanuel: do hebraico, significa “Deus está conosco” e é uma das formas como Jesus Cristo é chamado no Antigo Testamento, no livro de Isaías, ao tratar das profecias que falavam de sua vinda.

Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos. Agora ele não podia fugir nem de uma criança, ele dependia da proteção de Deus. Então ele chegou no ponto certo, onde Deus o queria.

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.