Qual é o significado do nome Ismael?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Significado: Do nome hebraico Yishma''el, quer dizer “Deus ouve”.

Significado: Do hebraico hagar, o mesmo que fuga. Na Bíblia, era o nome da concubina de Abraão, que foi expulsa para o deserto.

Gênesis: Ismael sacrifica a própria filha e queima Isaque com 'marca do mal'; entenda.

Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu.

Nomes compostos com Ismael

  • Ismael Felipe: “Deus ouvirá o amigo dos cavalos”;
  • Ismael Eduardo: “Deus ouvirá o guardião das riquezas”;
  • Ismael Gustavo: “Deus ouvirá o seu protegido”;
  • Ismael Cristiano: “Deus ouvirá o cristão”;
  • Ismael Henrique: “Deus ouvirá o príncipe do lar”.

Ismael {nome próprio}
Ishmael {n.p.}

Ismael, Filho de Abraão.

Uma força misteriosa o conduz à terra firme, onde o seu coração encontrará uma família nova. Ismael havia realizado o seu primeiro feito nas Terras de Vera Cruz. Trazendo um náufrago e inocente para a base da sociedade fraterna do porvir, ele obedecia a sagradas determinações do divino Mestre.

Agar

Estes quase pereceram de fome e sede no deserto, até serem socorridos milagrosamente por Deus. Agar acabou cuidando de Ismael até que este crescesse e se casasse. A Torá não continua a descrever sua vida além deste ponto.

  • Nebaiote
  • Kedar
  • Adbeel
  • Mibsam
  • Mishma
  • Kedemah
  • Agar
  • Hagar in Islam

Para Hagar e para seu filho Ismael, serem expulsos para o deserto representava a morte, porém, no caso deles isso lhes trouxe algo que talvez o ser humano considere o que há de mais valioso na vida: a LIBERDADE!

A serva retorna e aos oitenta e seis anos de idade de Abraão, Agar dá a luz a Ismael.

Ismael morreu com a idade de 137 anos (Gênesis 25:17). A Bíblia não diz onde ele foi sepultado, mas a tradição mulçumana afirma que ele foi sepultado na Caaba, em Meca.

Isaque

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.

Gênesis 12-25.

No deserto, lugar onde falta água e todas as formas de subsistência, aqui está uma mãe sentada ao arco-e-flecha de seu filho moribundo, conforme descrito no texto de abertura. Agar foi mandada embora com seu filho Ismael para o deserto por Abraão a pedido de sua esposa Sara.

Os ismaelitas são uma seita que surgiu no ano de 765, como ramificação dos xiitas. Ao longo de sua historia, mudaram de país para país. Em todos, eram uma minoria discriminada. Hoje os ismaelitas têm provavelmente um dos mais altos padrões de vida de todos os muçulmanos, seja qual for o país onde vivam.

Ismael herdou apenas a carga genética de Abraão. O amor e a dedicação foi toda destinada a Isaac. Ismael foi rejeitado por quem deveria cuidar-lhe pela infância. Ismael aprendeu cedo o que era ter fé, o que era depender apenas de suas orações, e foi assim que salvou a si mesmo e a sua mãe.

16:2-4). Deus envia seu anjo para salvar Agar e seu filho Ismael: “Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição” (Gn. 16:11).