Qual e o significado do nome inca?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O significado da palavra Inca (ou Inka em quéchua) se refere a uma espécie de título ou distinção, algo como senhor, rei, monarca, imperador ou chefe supremo. Estes governantes, sempre homens, se intitulavam “filhos do sol”.

O que é cultura inca
Com grande habilidade de negociação, os incas dominaram vários povos, oferecendo terras em troca de trabalho e de tributos. A base da economia era a agricultura – eles produziam tudo o que consumiam. E sempre com espírito comunitário e foco no trabalho coletivo.

Instituto Nacional de Câncer - INCA.

A origem da civilização inca remonta ao século XII da era cristã, quando as primeiras famílias se acomodaram no vale de Cusco, a antiga capital do império, e chegou a alcançar 15 milhões de habitantes, terminando brutalmente com a invasão espanhola, no ano de 1532.

Os incas chamavam-no de Tahuantinsuyu, que, traduzido do quéchua (idioma dos incas), significa “império das quatro direções”|1|. Os incas sobreviviam da agricultura, principalmente do cultivo do milho e batata, além da criação de lhamas. Eles eram governados por um imperador chamado Sapa Inca.

Os incas tinham o Sol (Inti) como sua divindade principal, porém adoravam também a outras entidades celestes como, por exemplo, a lua (Quilla), Vênus (Chaska), relâmpagos (Illapa), as Plêiades, entre outras.

Os incas tinham um governo monárquico e teocrático, onde o imperador inca era a figura máxima, porque simbolizava o filho do deus do sol. O governo inca também se baseava em leis simples que valorizavam o trabalho e puniam a ociosidade e o roubo.

O Império Inca era governado por um imperador chamado de Sapa Inca, e, de acordo com a história inca, o primeiro imperador chamava-se Pachacuti e assumiu o trono por volta de 1438. A capital inca era Cuzco.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

Peru

É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.000 km, do Equador até o norte da Argentina. Os incas não eram uma tribo ou uma nação. Eram uma família poderosa que, desde o ano 1.200 d.C., governou um reino que tinha sua capital na cidade de Cuzco (Peru).

Contudo haviam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas deste grão.

Os incas se referiam ao seu império como Tawantinsuyu, "os quatro suyu". Em quíchua, tawa é quatro e -ntin é um sufixo que designa um grupo, de modo que um tawantin é um quarteto, um grupo de quatro coisas juntas, neste caso os quatro suyu ("regiões" ou "províncias") cujos cantos se encontravam na capital.

O idioma oficial dos incas
Considerado um dos idiomas oficiais do Peru, juntamente com o espanhol e o aymara, o quechua teve sua origem na região central do país, nos anos anteriores ao início do Império Inca.

A economia Inca - essencialmente baseada na agricultura - tinha um caráter bastante heterogêneo, ou seja, não havia uma unidade de organização econômica.

O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região. Não pare agora...

que passavam dos joelhos e às vezes usavam cintos largos e uma capa. Frequentemente calçavam sandálias de couro. No cabelo, colocavam um véu que descia pelas costas. Nas estações mais frias, todos vestiam longos mantos de lã sobre os ombros presos por alfinetes na frente.

Adoradores do Sol, os Incas viam a beleza do ouro como um vínculo com o seu Deus – o ouro era considerado o suor do Sol.

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

Muito antes do Império Inca prosperar, o trecho da América do Sul ao longo da costa do Oceano Pacífico foi povoado pela civilização Tiwanaku.

Quais são as principais divindades da religião inca? O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como velho homem dos céus, senhor e mestre do mundo.

Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.