Qual é o significado do nome feudo?

Perguntado por: aalmeida4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Feudo é o nome dado à estrutura que simboliza o feudalismo. Ela consiste em um pedaço de terra estruturado com base nos pilares da sociedade daquela época, existindo como “pequenas cidades” autossuficientes que geravam toda a produção para consumo próprio.

A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo. Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes. Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores.

A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras de um feudo eram costumeiramente divididas em diferentes mansos. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais.

A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante. O artesanato servia para a produção de ferramentas e matérias de uso doméstico.

No vocabulário medievalista, o feudo era a terra explorada pelos servos. Sendo assim, a produção de riqueza nesse sistema se dava mediante a posse e exploração da terra. Esses feudos pertenciam ao rei, sendo distribuídos aos senhores por meio de juramentos de fidelidade.

Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.

A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real - e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.

A sociedade feudal era dividida em três principais estamentos: a nobreza, o clero e os servos. A hipótese de mobilidade social era praticamente inexistente, ou seja, ao nascer em um nível social se estaria condenado a permanecer nele pelo resto da vida.

O feudalismo se originou no fim do Império Romano, em 476 d.C., quando, após terem suas terras invadidas pelos bárbaros visigodos e ostrogodos (os godos eram povos germânicos oriundos da região da Escandinávia que se dividiram entre godos do oeste — visigodos — e godos do leste – ostrogodos), os romanos fugiram para o ...

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal.

Feudo (em latim: feudum) é a terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na Alta Idade Média, no governo de Carlos Magno após o fim do Império Romano; e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.

O feudo (terra) era o domínio de um senhor feudal, ou seja, a unidade de produção do feudalismo. Não se sabe o tamanho médio desses feudos, parece que os menores tinham pelo menos 120 ou 150 hectares.

Para facilitar, o “feudo” que retratamos ao lado é o mais simples possível, com apenas um dono e seus servos.

Nesta aula, o professor Fábio Carvalho apresenta o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.

No Brasil, nunca houve feudalismo, o que Caio Prado Jr. foi o primeiro a notar. A acumulação originária de capital se proces- sou no âmbito do escravismo colonial e tendo este como a fonte da própria acumulação.

"O moinho de vento nos dá uma sociedade com senhor feudal; o motor a vapor, uma sociedade com o capitalista industrial", escreveu Marx.

A transição de feudalismo para o capitalismo ocorreu no século XV na Europa. Esse momento marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Nos feudos ocorria a maior parte das relações sociais, a proteção em troca de serviços e obrigações. Os senhores feudais possuíam terras e exploravam suas riquezas cobrando impostos e taxas, concedia terras e quem as recebia era vassalo, com obrigações mútuas e juramentos de fidelidade.

Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do Império Romano do Ocidente (476) e com ela se encerrou, no final da Idade Média, quando houve a queda do Império Romano do Oriente (1543).

O papel dos Senhores Feudais no Feudalismo
Eles foram membros que compunham a nobreza do período. Sem uma figura do Estado Nacional, eles tinham poder para aplicar leis e regras próprias em suas propriedades, conceder privilégios, cobrar tributos e ceder espaços para os Servos.