Qual é o significado do nome Elcana?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Elcana é um nome bíblico de origem hebraica “Elkanah”, cujo significado é “Deus criou”.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

Samuel

Samuel, é uma figura que, nas narrativas da Bíblia hebraica, desempenha um papel fundamental na transição do período dos juízes bíblicos para a instituição de um reino sob Saul, e novamente na transição de Saul para David. Ele é venerado como profeta por judeus, cristãos e muçulmanos.

Alguns comentaristas sugerem que pelo fato de Ana ser a esposa amada, era provável que ela fosse a primeira esposa de Elcana. Se isso estiver correto, então talvez ele tenha se casado com Penina para poder ter filhos após perceber que Ana era estéril. De fato, Penina deu filhos e filhas a Elcana (1 Samuel 1:2).

Explique-lhes que Elcana e sua família viajavam anualmente a Siló para adorar e oferecer sacrifícios. Siló era o local em que o tabernáculo, ou “a casa do Senhor” (I Samuel 1:7), estava localizado.

O voto que Ana fez à Deus foi um voto muito forte. Ao dizer que ela daria seu filho a Deus todos os dias de sua vida, queria dizer que se ela viesse a conceber um filho, ele pertenceria totalmente a Deus. Seria como dizer: “Deus, dá-me a oportunidade de dar a luz para um filho que será seu, não meu”.

Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total.

Do hebreu “cheia de graça”, “que tem compaixão, clemência”.

Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos.

Bathsheba - significa "filha do juramento" ou "filha da promessa"

John é a versão inglesa do nome João. Por isso, seu significado também é “abençoado por Deus” e sua origem deriva da bíblia e do hebraico. Joshua quer dizer “Deus é a salvação”. Sua origem é americana, hebraica e bíblica.

Algumas Peninas vem para nos fortalecer espiritualmente, para aumentar nossa confiança no amor de Deus por nós, para nos aproximar cada vez mais dele. Penina não é um mal, é um instrumento de mudança.

1. Parte de um todo; bocado. 2. Fragmento.

19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e retornaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor se alembrou dela. 20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque, dizia ela, eu o pedi ao Senhor.

A madre é aberta para o Senhor e ela tem o sentido humano da multiplicação. Mas algumas madres são abertas especialmente para gerar pessoas especiais que terão grande importância. Ana tinha a madre fechada por um propósito.

Ana

Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina.

Relato bíblico
Lucas descreve Ana como tendo "idade avançada". Muitas traduções e comentários (inclusive a Tradução Brasileira da Bíblia, utilizada aqui) citam explicitamente que ela tinha oitenta e quatro anos de idade.

Neles encontra-se registrada a história de Ana, uma mulher que sofria muito por não ter filhos, uma vez que a outra esposa de seu marido os tinha. A esterilidade de Ana é revertida após ela orar a Deus, e prometer-lhe entregar o filho que viesse a ter ao serviço religioso.

A tradição judaica diz que ele se casou primeiro com Ana e alguns anos depois com Penina. Seja como for, Penina tinha muito ciúme de Ana e sempre encontrava um jeito de fazer sua rival sofrer. A grande vantagem de Penina em relação a Ana era sua fertilidade.