Qual é o significado do nome de Miguel?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Vem do hebraico “Mi Kha'El”, que significa «o que é como Deus». A mais antiga referência surge no Antigo Testamento no livro de Daniel com São Miguel Arcanjo. Mais tarde, a Bíblia refere-o derrotando um dragão no Apocalipse de São João. A celebridade do grande pintor Miguel Ângelo popularizou este nome composto.

O nome é citado algumas vezes na Bíblia por ser o nome de um anjo importante, o Arcanjo Miguel. De acordo com o cristianismo, o Arcanjo Miguel tem uma grande função no exército de Deus e também é um símbolo de humildade. Miguel também é conhecido como o protetor do povo, aquele que vai lutar pelo povo de Deus.

A resposta é que o nome Miguel consta nas escrituras sagradas como nome de um Arcanjo e que simboliza força, poder, um nome de guerreiro.

Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”.

Miguel {nome próprio}
Michael {n.p.}

Além de ser o padroeiro nas batalhas, dos paraquedistas e dos paramédicos. Junto com Gabriel e Rafael, São Miguel integra a mais alta hierarquia dos anjos, e o arcanjo da justiça e do arrependimento. Desde a reforma do Concílio Vaticano II, em 1961, os três arcanjos são celebrados no dia 29 de setembro.

10 nomes masculinos mais frequentes:
Miguel (26.941) Gael (25.252) Arthur (23.440)

de 57 a 64

Números: de 57 a 64. Letra: heth. Representante: Miguel, ou Mikael, ou Michael. Os Arcanjos são líderes entre os Anjos e são os Mensageiros mais importantes, pois é através deles que Deus se comunica com o homem.

Para invocar o seu auxílio, é preciso rezar diariamente a Oração a São Miguel Arcanjo e repetir durante o dia: "São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate". Tenha fé e liberte-se das más energias que podem nos prender.

Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo.

"Miguéis" é uma forma flexionada de Miguel. As alterações feitas aqui devem referir-se apenas à forma flexionada.

Miguel {nome próprio}
Miguel {n.p.}

Os dados foram divulgados hoje (20) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que representa os cartórios de registro civil do país. A preferência dos brasileiros não mudou entre os nomes masculinos: Miguel, com 26.941 mil registros, permanece sendo o nome mais escolhido no país.

Existem apenas quatro textos sobre o Arcanjo São Miguel nas Sagradas Escrituras. Dois deles encontram-se no livro de Daniel, um no livro de Judas e o outro no livro do Apocalipse de São João. Vejamos o que cada um desses textos bíblicos relatam sobre São Miguel Arcanjo.

É simples: Mi. guel. Na sequência gráfica gu não se lê o u.

Michel {nome próprio}
Mike {n.p.}

Arcanjo Miguel
Na Bíblia Sagrada, Miguel aparece como aquele que combate o mal e livra as pessoas das armadilhas do diabo. Seu nome significa "aquele que é semelhante a Deus". Considerado o chefe dos arcanjos, foi quem expulsou os anjos maus do Céu e o representante na luta do Apocalipse, comprovando a vitória do bem.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.