Qual é o significado do nome Bartimeu?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 13 votos

Bartimeu significa simplesmente “filho de Timeu”. “Bar” é um prefixo que se coloca antes dos nomes, de origem aramaica, para recordar a origem daquela pessoa, que é “filho de”. É o mesmo que acontece com “Barnabé” (filho de Nabé) ou Barsabás (filho de Sabá).

O cego Bartimeu foi o homem curado por Jesus em sua passagem pela cidade de Jericó. Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”.

A Bíblia não diz que Bartimeu era cego de nascença. Ela também não informa como Bartimeu ficou cego, caso ele não tenha nascido com essa deficiência. Na verdade há pouquíssimas informações sobre a vida pessoal de Bartimeu, então é natural que não tenhamos respostas exatas para perguntas assim.

Aquilo que se fala de seu Pai, que era um general aposentado do exército Israelita, que se revoltou contra os romanos, sendo castigado pelos romanos, com a morte por crucificação e na cegueira de Bartimeu (arrancaram-lhe os olhos), nada tem de comprovação escrita.

Bartimeu significa simplesmente “filho de Timeu”. “Bar” é um prefixo que se coloca antes dos nomes, de origem aramaica, para recordar a origem daquela pessoa, que é “filho de”.

Pouco se importando com o instinto de sociabilidade, ele “gritava mais ainda”, pois estava tomado pelo desejo da cura e, cheio de fé e ardor de alma, acreditava que Nosso Senhor podia atendê-lo.

Aprendemos com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”.

Apesar de estar presente nos três Evangelhos, a Bíblia revela poucos detalhes a respeito de Bartimeu. Por exemplo, seu nome é revelado apenas no Evangelho de Marcos 10:46, característica rara na Bíblia. No mesmo livro, seu nome tratado como "Bartimeu, filho de Timeu".

Diz-se daquele que é adorado, amado ou querido; 2.

Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição judaico-cristã, ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.

Bartimeu era um mendigo que vivia na cidade de Jericó pedindo esmolas e padecia de grandes sofrimentos, dentre eles o preconceito devido às suas condições financeiras e a sua cegueira que o impossibilitava de ter uma vida normal.

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.

Em Lucas, a bíblia fala (Lc 18: 35) que ele estava assentado à beira do caminho pedindo esmolas e em Marcos, o descreve como cego mendigo, ou seja, era cego e pobre no meio de uma cidade rica.