Qual é o significado do nome Barrabás?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Barrabás: Significado "filho do pai". Esse nome é a forma helenizada do aramaico bar-Abbâ, que significa "filho do Abba", pois é composto pelos elementos aramaicos bar, que significa "filho" e Abba, que quer dizer "pai". Devido a isso, Barrabás fica com o sentido de "filho do pai".

26 Então soltou-lhes Barrabás, e tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Barrabás foi um bandido que acabou sendo solto por Pilatos a pedido da multidão ao invés de Jesus, portanto, Barrabás é conhecido na Bíblia pelo episódio que envolve a crucificação de Cristo. Além do pouco relato bíblico sobre ele, não temos mais informações sobre quem foi Barrabás.

Caifás tem um pesadelo com Judite
Maria decide falar com Petronius. Pilatos ameaça tirar o centurião do posto. Caifás tem um pesadelo com Judite. Petronius mata Barrabás.

Qual o significado de Yeshua? Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás.

Em sua primeira novela na Record TV, Rodrigo Andrade interpretou Simão Zelote, irmão de Barrabás (André Gonçalves), um homem de intensa lealdade, coragem e zelo.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Ester

Quando Ester, esposa de Barrabás, é morta por ser uma seguidora de Jesus, o ex-criminoso, que ainda lutava com suas crenças, passa a enfrentar uma série de dificuldades que o levam à arena, como um gladiador lutando por sua liberdade.

Barrabás promete nunca perdoar seu irmão, Simão.

De acordo com os Evangelhos, durante o julgamento de Jesus, Pilatos ofereceu ao povo a opção de escolherem entre o inocente profeta nazareno, e Barrabás, conhecido criminoso e assassino. Nessa decisão, um seria libertado, e o outro destinado ao martírio cruel da crucificação.

Simão Cirineu

Na vida todo mundo precisa de um Simão, o cireneu, que ajudou a carregar a cruz de Jesus, para ajudar a carregar as nossas cruzes. Somos Simão Cirineu, discípulo de todos os tempos, que caminha após Jesus, levando também ele a sua cruz (Lc 23,26).

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, era o rebelde; e Dimas, o bom ladrão, à direita, quem arrependido, se colocou do lado do poder e ganhou a posterior estima do Cristo.

Já Dimas, demonstrando muita humildade, tem uma pequena conversa com o filho de Deus. Ele pede a Jesus que o leve para o céu. E Cristo concede o desejo. Pronto, Dimas, após uma vida de pecados, foi salvo nos acréscimos pelo próprio "cara".

Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.

Yeshua

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Hosana significa “salve-nos” e é um termo litúrgico, de origem hebraica, e muito utilizada nas religiões Judaica e Católica. Hosana aparece em diversas passagens da Bíblia, além de ser utilizada também em cantos e rezas.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."