Qual é o significado do nome Aslan?

Perguntado por: obrites5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Aslan: significa "leão". Aslan é o nome de um personagem fictício criado pelo autor irlandês C.S. Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia. Segundo o Censo realizado em 2010, no Brasil existem 742 pessoas registradas com o nome Aslan.

1. Palavra que designa pessoa, animal ou coisa (concreta ou abstracta ). 2. Denominação.

Depois de ser traído por uma das quatro crianças trazidas da Inglaterra em plena 2ª Guerra para um reino encantado, o leão Aslam sacrifica-se para salvar o desertor: é humilhado e morto em praça pública por uma feiticeira e sua horda de vilões.

Incentivados pelo velho leão Aslan (personagem dublado pelo ator Paulo Goulart), os quatro irmãos decidem ajudar os habitantes de Nárnia a se libertar de Jadis.

Aslam (ou Aslan, em inglês) é um leão falante do mundo de Nárnia, e é considerado a autoridade máxima entre os habitantes do país de Nárnia com os títulos de filho do Imperador de Além-mar e o Grande Leão.

Nesse livro, Aslam destroi a Nárnia que conhecemos pois esta seria apenas um reflexo da Nárnia verdadeira. Mas na nova e verdadeira terra mágica, apenas alguns seriam dignos de entrar. As crianças protagonistas entram nela em estado de espírito, pois todas estavam mortas sem ter consciência disso.

Jadis: A Feiticeira Branca

Jadis: A Feiticeira Branca que submeteu Nárnia ao inverno de 100 anos.

Eloá quer dizer “Deus” e é um nome de origem hebraica. Com origem no latim, Estela significa “estrela”. Eva quer dizer “cheia de vida” e é um nome que deriva do hebraico.

Uziel. Se mais pessoas no Brasil soubessem o significado do nome Uziel com certeza ele seria comum, considerando que é um país bastante religioso. Uziel é um nome bíblico, formado pela junção dos elementos uzi, "força" ou "poder" e El, que significa "Deus".

As Crônicas de Nárnia teve três filmes pela Disney, sendo o último lançado em 2010. Planos para um quarto filme chegaram a existir, mas o longa nunca saiu do papel.

Neles, a relação mais evidente com o livro sagrado acontece quando Lewis chama os personagens humanos que visitam Nárnia de Filhos de Adão e Filhas de Eva. Dessa forma, é claro para o leitor que as crianças, nos dois livros, são a representação bíblica do homem e da mulher.

Criou Nárnia ao cantar sua vida, e trouxe seu fim ao destruí-la, morreu e logo em seguida ressuscitou quebrando a Mesa de Pedra em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; pontos que destacam um paralelo entre o personagem com Deus e Jesus Cristo.

Após a sua segunda visita a Nárnia, ela foi informada de que nunca mais voltaria. Durante esta última visita, havia alguns indícios de que Susana estava tendo dificuldades em acreditar em Nárnia, e por isso em A Última Batalha, ela continuou viva na Terra.

A Netflix fechou um acordo com o espólio de CS Lewis para criar novos filmes e séries baseados em Nárnia em 2018, mas nenhum desses projetos entrou em produção ainda, e houve pouco movimento público oficial sobre a franquia fora da nomeação de Matthew Aldrich como o principal arquiteto do empreendimento.