Qual é o significado do nome Artaxerxes?

Perguntado por: zflores . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

[Rei Poderoso ? Grande Guerreiro ?] Nome próprio ou título (como César e Faraó) de três reis da Pérsia, dois dos quais são mencionados na Bíblia.

Posteriormente, o rei persa percebeu a angústia de Neemias e lhe perguntou qual era o motivo de sua tristeza. Neemias então explicou ao rei o que se passava e conseguiu dele a permissão para retornar a Jerusalém a fim de reconstruir os muros da cidade, bem como todos os materiais necessários.

Deus consola. Governou a Persa e restaurou Jerusalém.

Ele certamente governou menos de cinco meses, desde que Artaxerxes foi reconhecido rei do Egito em Janeiro de 464 a.C. Se ele não viveu ao tempo de ultrapassar o ano novo em 464 a.C., ele deve ter tido somente um ano de ascensão pelo reconhecimento persa-babilônico e não viveu para completar o primeiro ano de reinado.

Apelidado de o Grande, Xerxes I foi rei da Pérsia entre 485 e 465 a.

Principais Reis e Imperadores Persas e período de reinado:
- Cambises II (entre 530 e 522 a.C.) - Dario I (entre 521 e 486 a.C.) - Xerxes I (entre 485 e 465 a.C.) - Artaxerxes I (entre 465 e 424 a.C.)

(Neemias 5:6-7) Neemias deu ao povo confiança e segurança, pois eles sabiam que ele estava disponível e acessível, e que lidava com os problemas abertamente. Neemias reconheceu o quanto é importante que os líderes sejam visíveis e não se ocultem em tempos de crise.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.

A data e o local em que foi escrito o livro de Neemias são desconhecidos. No entanto, Neemias 1:1 menciona que o registro começou em Susã, na Pérsia, no “ano vigésimo” do reinado do rei Artaxerxes da Pérsia, que governou de 465 a.C. a 424 a.C.

Neemias nos ensina que nosso maior inimigo não está fora dos muros da igreja, mas dentro. E assim, nossa maior necessidade é confessar nossos pecados a Deus. A verdadeira reforma começa e termina com a confissão diante do nosso Deus santo.

Neemias orou, jejuou, lamentou e chorou por 120 dias. Ele colocou essa causa diante de Deus, mas também colocou a mesma causa diante do rei.

O nome Sambalate significa “Sin dá a vida”. Esse nome é de origem babilônica, e “Sin” era o deus da lua do panteão desse povo. Em algumas versões esse nome também pode aparecer traduzido como “Sambalá”. Sambalate era o governante de Samaria, a área ao norte de Judá.

Era filho de Hacalias (Neemias 2:3), e provavelmente pertencia à Tribo de Judá; seus ancestrais residiam em Jerusalém antes de seu serviço na Pérsia (Neemias 2:3).

Neemias foi usado por Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos no pós-exílio. Judeu (1:6b), filho de Hecalias (Ne1:1), ele fazia parte da geração de israelitas que foram levados cativos para a Babilônia. Na corte real, possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade.

A Pérsia se localizava, principalmente, ao leste da Mesopotâmia, no atual território ocupado pelo Irã, que era chamado de Pérsia até 1935, quando mudou seu nome.

Xerxes, ou Assuero, era o rei que, na época de Neemias, parecia ser tão cordial com Neemias e os judeus. Talvez o motivo disso tenha sido o que aconteceu no livro de Ester.

Xerxes 1o foi assassinado em Persépolis, juntamente com seu primogênito em 465 a.C. Sucedeu-lhe no trono seu filho Artaxerxes 1o.