Qual é o significado do nome Amaro?

Perguntado por: uparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

Variante de Mauro, por influência do latim amarus, 'amargo'.

amaro | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Nomes que significam milagre
Ana: o nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Santos. Sobrenome muito comum, a origem dos "Santos" remete aos dogmas da Igreja Católica, à ideia da palavra "santo". Sendo assim, não há registro de qual país exatamente deu início a herança do nome. Estima-se que na Idade Medieval, os cavaleiros ibéricos que nasciam no "Dia dos Santos" recebiam o mesmo sobrenome.

292.090 pessoas

Segundo o Censo Demográfico 2010 realizado pelo IBGE, há 292.090 pessoas chamadas Andréia no Brasil, sendo esse o 46º nome mais popular para menina.

1.312.266 brasileiros(as) têm esse sobrenome
Além do Brasil e Portugal, há muitos Almeidas em Angola.

O nome Santo Amaro, de origem cristã, é de um santo nascido em 513 d.C. na Itália, identificado como protetor dos carroceiros, carregadores e fabricantes de velas. A região passou a ser conhecida como Santo Amaro depois que o Padre José de Anchieta rezou uma missa com a imagem do Santo, à margem do rio Jeribatiba.

São Mauro

São Mauro foi o primeiro discípulo de São Bento de Núrsia. Ele é mencionado na biografia de São Gregório, o Grande. Amaro é o nome pelo qual santo Mauro também é conhecido e festejado.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Segundo a pesquisa no site, os cinco sobrenomes mais comuns no Brasil são Silva, Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues. Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros.

A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os país do planeta. O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis, de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular.

Mi chiamo Andrea. My name is Andrea.