Qual é o significado do nome açúcar?

Perguntado por: iparaiso5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A palavra "açúcar" tem sua origem no termo sânscrito çarkara (em prácrito, sakkar), que significa "grãos de areia", através do árabe as-sukkar.

A sacarose ou açúcar é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose. A sacarose, conhecida comumente como açúcar, é um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce.

Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.

açúcar (nome masculino) -

sugar s. Eu acrescentei uma pequena quantidade de açúcar ao meu chá. I added a small amount of sugar to my tea. É fácil confundir açúcar com sal.

A sua história começou na Papua Nova Guiné e estendeu-se a todo o mundo ao longo de milhares de anos. A cana-de-açúcar terá sido domesticada na Papua Nova Guiné entre 9 e 8 mil anos antes de Cristo, estendendo-se a sua produção à Polinésia, à China, à Pérsia e a diversos locais no mediterrâneo.

Ele é responsável pela energia do corpo – sem ele, ninguém tem forças para o dia a dia. Vamos explicar: açúcar, carboidrato e glicose são a mesma coisa dentro do corpo, é um nutriente que o organismo não pode ficar sem, é um combustível.

Martim Afonso de Souza

O primeiro engenho de açúcar brasileiro é introduzido por Martim Afonso de Souza em 1533, na capitania de São Vicente, litoral de São Paulo, recebendo o nome de São Jorge dos Erasmos. Depois, o açúcar passou a ser produzido nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Sergipe e Alagoas.

O açúcar pode ser encontrado na lista de ingredientes dos rótulos de alimentos com os seguintes nomes: açúcar, açúcar invertido, açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, entre outros.

O açúcar pode ser classificado como refinado, cristal, demerara, mascavo, entre outros, como os mais recentes açúcar light e de coco. As principais diferenças entre os açúcares aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional.

O açúcar é produzido através de duas origens diferentes: a beterraba sacarina e a cana-de-açúcar, cultivadas em diferentes climas em todo o mundo. A beterraba açucareira prospera em climas mais frios e úmidos.

Antes do açúcar se tornar um produto acessível, as duas únicas fontes de sabor doce no mundo eram o mel e a cana. Ao que tudo indica, foi pela Índia, por volta do ano de 325 a.C., que o caldo de cana entrou para a história (e o paladar) ocidental.

O mel, provavelmente, foi a primeira fonte de açúcar usada pelo homem. Muitas plantas têm açúcar nos seus tecidos, mas apenas a cana-de-açúcar, Saccharum officinarum, e a beterraba, Beta vulgaris, são usadas para extrair açúcar em quantidades comerciais.

Segundos os historiadores o primeiro registro de um doce é do primeiro século antes de Cristo: Uma iguaria que era feita na Sicília, lá na Itália! Que lembrava um cannoli.

sacarose

Açúcar / sacarose
A sacarose é encontrada em muitos alimentos, incluindo sorvetes, doces, bolos, biscoitos, refrigerantes, conservas de frutas, carnes processadas, cereais matinais e ketchup.

Qual é a forma correta: o açúcar ou a açúcar? A palavra açúcar é um substantivo masculino, de modo que a forma correta é escrevê-lo com o artigo masculino como antecedente. Por conta disso, a maneira certa é “o açúcar”.