Qual é o significado do logotipo?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca.

A palavra Logotipo tem origem grega e é composta por dois termos: logos (significado) e typos (símbolo ou figura). Ou seja, ele pode ser traduzido como um conceito transmitido através de um símbolo.

Logotipo é uma palavra de origem grega composta por dois termos: logos – XYZ – e typos – símbolo ou figura. Sendo assim, a expressão pode ser traduzida como um conceito transmitido através de um símbolo – ou, em linguagem popular, uma criação que representa graficamente uma empresa.

O logotipo é a assinatura da sua empresa, é ele quem vai traduzir visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público. Em um mercado concorrido como que nos encontramos, um logo bem feito faz com que o negócio ou produto se destaque dos demais e transmita profissionalismo e credibilidade.

Na Língua Portuguesa falada no Brasil, a locução "logo mais" indica "mais tarde", "daqui a alguns minutos", "daqui a pouco", "em tempo imediatamente seguinte a outro", "numa série", "após".

Fortalecer a sua mensagem: um logotipo é uma maneira eficaz de transmitir informações a seus clientes sobre o seu negócio sem usar palavras. Em segundos, um simples símbolo pode mostrar em que setor você atua, que tipo de serviço oferece, os valores da sua marca e expressar a essência do seu negócio.

À medida que uma marca cresce, o seu logotipo fica mais familiar para um grande número de pessoas, criando a percepção que a marca é de confiança, fazendo com que procurem a empresa repetidamente – sendo o logo a primeira coisa na qual pensam. É muito importante as empresas invistam na criação da sua identidade visual.

Designers de logo são designers gráficos profissionais que criam imagens de marca únicas e originais para a empresa ou pessoa física que os contratou. Designers de logo podem tanto ser freelancers, funcionários em tempo integral em uma firma de design ou agência de publicidade, ou trabalhar com um contrato temporário.

Na comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa, logo é a abreviação utilizada para logotipo. A marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.

Um logotipo, logótipo, logomarca ou simplesmente logo, é um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla. Essa peça de design identifica ou representa uma entidade (marca de produto ou serviço).

Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».

O primeiro logo? Bass Brewery. Embora existam várias marcas que disputam o feito de terem sido as primeiras a registrar um logo, por volta do século XIX, o caso mais paradigmático é o de Bass Brewery, uma popular marca inglesa de cervejas.

Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação. Todo mundo tem um conjunto de características — desde o próprio nome até aspectos da personalidade e aparência — que o fazem ser lembrado e reconhecido pelos outros.

A empresa de cerveja Bass Brewery foi a primeira marca a registrar um logo, com o registro no ano de 1876, mesmo ano do surgimento da Trade Marks Registration Act. O logo da Bass não é importante somente por ter sido o primeiro logo registrado, mas por seu aspecto revolucionário.

8 Erros a evitar na criação de um logótipo

  1. Não criar logótipos escaláveis.
  2. Usar cores pouco contrastantes.
  3. Não fazer pesquisa.
  4. Não interagir com o cliente.
  5. Não analisar a concorrência.
  6. Usar imagens do banco de imagens.
  7. Focar-se nas tendências do momento.
  8. Não testar as soluções.

6 dicas para criar um logo de impacto para sua empresa

  1. Conheça bem seu negócio.
  2. Entenda o seu público.
  3. Analise a concorrência.
  4. Mostre a sua personalidade.
  5. Fique atento às cores.
  6. Fuja dos modismos.

A palavra logo, significando a forma reduzida de logotipo ou logótipo, deverá ser utilizada apenas em linguagem oral. A palavra logomarca, embora polêmica, é considerada por muitos como sinônimo de logotipo e logótipo.

1 assim que, mal, tão logo, no momento em que, na hora em que, no minuto em que, tanto que, apenas.

O símbolo é a figura ou desenho da marca, que pode ser abstrato ou figurativo, ou também expressar exatamente o significado ou serviço ofertado. A marca é o nome de uma empresa ou produto e tem como objetivo identificar bens e serviços que cada um presta, além de diferenciar da concorrência.

Veja como é fácil produzir um logo personalizado

  1. Abra o Canva. ...
  2. Escolha um template profissional. ...
  3. Personalize o design do seu logotipo. ...
  4. Solte a criatividade com mais recursos de design. ...
  5. Baixe, compartilhe e crie a identidade da sua marca.

Os tipos de logotipo

  • Lettermark. Esse formato apresenta os logotipos que destacam as letras iniciais ou as abreviações das marcas. ...
  • Símbolo ou ícone. Nesse formato, as empresas ou as marcas abrem mão de qualquer tipo de texto para serem representadas por um símbolo visual. ...
  • Wordmark. ...
  • Combination mark. ...
  • Emblema.