Qual é o significado do escapulário?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

A palavra escapulário surgiu a partir do latim scapula, que quer dizer "armadura" ou "proteção", referente também à região do ombro e da escápula, osso localizado na região dos ombros e acima do tórax humano. O uso do escapulário, para os católicos, simboliza um ato de devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

O escapulário é um símbolo de devoção para os católicos, sendo um amuleto composto por duas imagens unidas entre si por uma corrente — além disso, ele é usado no pescoço e nunca deve ser retirado!

Qualquer "modelo" de escapulário pode ser usado? Todos os católicos, a partir do batismo, podem receber o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, mas ele precisa ser devidamente benzido e imposto por um sacerdote ou diácono. A imposição do escapulário costuma levantar várias perguntas e dúvidas entre os católicos.

Há um jeito correto de usar: uma das imagens fica no peito e a outra nas costas, atrás do pescoço. Com o tempo, diversas congregações religiosas foram adaptando o escapulário com seus símbolos próprios, mas mantendo a essência da função do objeto de devoção.

O escapulário era um avental usado pelos monges durante o trabalho para não sujar a túnica. Colocado sobre as escápulas (ombros), o escapulário é uma peça do hábito que ainda hoje todo carmelita usa. Com o tempo, estabeleceu-se um escapulário reduzido para ser dado aos fiéis leigos.

"O escapulário é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que por sua vez é sinal de predestinação."

Se você já ouviu que não se pode retirar o escapulário mesmo para tomar banho, saiba que isso é um mito. A proteção divina não é tão fraca que não se possa retirar o amuleto por alguns instantes enquanto se banha. Assim que se secar, ponha-o de volta. Evite entrar no mar ou em piscinas com a peça.

Não se recomenda guardar um objeto quebrado ou, tampouco, descartá-lo no lixo.

Um dos quadrados possui a imagem do Coração de Jesus e o outro, a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Dessa forma, em sua história inicial, o escapulário era uma vestimenta usada para proteção do povo católico e praticantes desta religião.

Atualmente, diz o mesmo ritual aprovado pela Congregação para o Culto Divino, "têm a faculdade de benzer o Escapulário os sacerdotes e os diáconos; além disso, outras pessoas autorizadas podem também fazer a sua imposição" [4].

Não há nada de errado em usar um Terço como colar, tal como seria uma medalha religiosa ou escapulário; de fato, este é um costume comum em muitas culturas.

Mesmo quem não é devoto nem associe diretamente o nome à figura religiosa, com certeza já se deparou com Nossa Senhora do Carmo em algum momento. É graças a ela que o escapulário —uma espécie de colar com a imagem da santa e de Jesus Cristo, usado como proteção— se tornou um adereço popular entre os católicos.

Quais os tipos de escapulário? Existem vários tipos de escapulário: de tecido, madeira, prata, ouro e bronze. A versão tradicional contém dois pingentes, sendo um a representação de Nossa Senhora do Carmo e outro a do Coração de Jesus. Ele é usado no pescoço, envolvendo os ombros e ficando na frente do peito.

“O Escapulário precisa ter sido presenteado por alguém.”
Não precisa. Você pode, se assim o desejar, comprar para você um Escapulário. Um lembrete importante é que o Escapulário não se trata de um amuleto, e por isso, devemos afastar dele todo tipo de superstição.

O primeiro escapulário que você usar deve, necessariamente, ser imposto sobre você por um sacerdote. O padre irá fazer uma oração e colocar o escapulário em seu pescoço. Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo.