Qual é o significado do complexo?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Complexo é uma característica daquilo que não é simples, daquilo que se mostra complicado, que não possui clareza, que é confuso, de difícil entendimento.

No Mundo Complexo, não há cenário que permita apenas declarar intenções, ao invés de fazer, mesmo que correndo o risco de falhar. Delegar atividades para o outro , sem entender e participar dos processos, é algo que não se sustenta mais.

O ser humano é um ser muito complexo, coexistem diversas condições e circunstâncias que envolvem os modos de ser, agir, pensar e sentir de cada pessoa. Não somos fruto somente de nossa estrutura biológica, ou apenas de nossas relações sociais, mas de nossa relação dialética e subjetiva com o mundo.

De acordo com o trabalho de Freud, complexo pessoal é a construção de determinadas impressões que um indivíduo tem em relação a si mesmo. Com isso, acabamos nos comparando a alguém de forma consciente ou não, a fim de dar significado às nossas ações.

Uma situação complexa se caracteriza por ter infinitas variáveis com infinitas conexões entre elas. Vem da palavra complexus, que significa o que está tecido junto.

Considera-se que a complexidade da vida envolve a inter-relação entre os objetos, bem como as interações existentes entre eles. Abarca condição humana, ser humano, conhecimento, diversidade, subjetividade, ambiente, questões econômicas, entre outros objetos, que estão inseridos nessa abordagem.

49 sinônimos de complexo para 5 sentidos da palavra complexo:

  • Complicado, de difícil compreensão: ...
  • Perturbação de comportamento: ...
  • Conjunto de diversas coisas: ...
  • Formado por vários elementos e aspectos: ...
  • Composto:

CPX

“Desde sempre CPX é abreviação de Complexo.

Como não existe 'complexível', mas 'complexo', o substantivo que designa a qualidade relativa a esse adjetivo é 'complexidade' e não 'complexibilidade'.

complexada | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O crime complexo pode ser entendido como a junção de dois ou mais crimes. Um grande exemplo é o crime de roubo, que é composto por um constrangimento, ameaça ou violência acrescido do furto. Com a ocorrência do crime complexo, há o desaparecimento dos crimes autônomos.

O mesmo que: complexos, difíceis, herméticos, incompreensíveis.

Uma pessoa complexa pode ser caracteriza como uma pessoa que não é fácil de entender, uma vez que ela é complicada, já que pode parecer confusa em relação a variados aspectos. Esse tipo de indivíduo quase nunca sabe o que quer, mas geralmente sabe o que não quer.

O pensamento complexo é um tipo de pensamento, oriundo dessa teoria, que questiona o paradigma da razão e a ciência como único modo de interpretar a realidade. Busca religar os conhecimentos dispersos e integrar cultura científica e cultura humanística. Ou seja, na complexidade “tudo se liga a tudo”.