Qual é o significado do candelabro na Bíblia?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Entre os cristãos, o candelabro era associado à cruz de Cristo, e estas duas imagens estavam também relacionadas com antigas representações da árvore da vida.

Informações do Produto. A obra discorre o Apocalipse e os sete castiçais de ouro que representam a Igreja de Cristo. Os castiçais, em seu conjunto, simbolizam a Igreja invisível e universal, mas se individualmente considerados, cada um deles emblema uma igreja local com as suas virtudes e defeitos.

Nós somos comparados com candeeiros, aqueles que devem levar e transmitir essa luz. A mensagem de Jesus se torna, então, o convite ao testemunho, na nossa vida, de uma fé genuína, verdadeira, concreta e coerentemente vivida. A pergunta, porém, é: como podemos nos tornar candeeiros?

A diferença entre o Castiçal e o Candelabro é a de que, enquanto o primeiro item suporta apenas uma vela, o segundo possui mais suportes de velas, assim, iluminando mais o espaço. Dessa forma, podemos afirmar que um candelabro é um castiçal com vários braços e suportes para velas.

A arca da aliança era um objeto sagrado para os hebreus, construído por meio de instruções dadas por Deus a Moisés. Nela foram depositadas as tábuas dos dez mandamentos. A arca representava a aliança de Deus com o povo hebreu. A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade.

substantivo masculino Utensílio onde se coloca vela de iluminação; suporte para uma ou várias velas.

A diferença entre o castiçal e o candelabro é muito simples: o castiçal tem encaixe para apenas uma vela ou lâmpada, enquanto o candelabro tem encaixe para duas ou mais! E sobre a “menorah”, menorah pode ser qualquer objeto, por exemplo: Existe a menorah da festa de 'Hanukah | Chanukah', ela tem 9 hastes e não 7.

Trata-se de um importante item do tabernáculo judaico, construído todo de ouro puro, pesava cerca de 42 quilos, e que deveria servir para iluminar o ambiente onde diariamente o sacerdote oficiava no Lugar Santo. As descrições quanto a este item se encontram em Êxodo 25.31-37; 27.20-21; 37.17-24 e Levítico 24.1-4.

O castiçal de ouro era uma peça muito utilizada antigamente em casas e palácios luxuosos como suporte para velas, permitindo a iluminação à noite, em uma época em que não havia energia elétrica.

As placas de latão eram registros importantes. Falavam sobre os antepassados de Leí e continham as palavras de Deus reveladas pelos profetas.

Qual é o significado do candelabro de nove braços utilizado pelos judeus? Ele deriva do menorá, um candelabro com sete braços representando os sete dias da criação do mundo, e surgiu para celebrar uma importante vitória do povo judeu, além de um suposto milagre.

As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.

As lâmpadas de óleo usadas pelos judeus na época de Jesus eram chamadas lâmpadas herodianas, por causa do rei Herodes. O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada.

Aqueles que “têm” são aqueles que recebem o que Jesus oferece – o Evangelho e todos os dons e bênçãos do Reino. Quando acreditamos em Jesus e obedecemos a Ele nós recebemos incontáveis bênçãos. Quem tem ouvidos terá estas coisas. Eles receberão mais porque Deus ainda tem muito mais para nós que cremos nEle.

O candelabro judaico de 7 pontas representa os dias da semana. Representa também os planetas (segundo o que era credível há tempos) e os níveis do céu, pois para os judeus o universo é formado por sete céus. A Menorá também é um dos símbolos mais antigos da identidade judaica.

O castiçal é peça que acompanha o homem já faz século. Esse item nada mais é do que um suporte para vela, por isso antes da criação da energia elétrica o castiçal de vela era um objeto tão importante.

O candelabro pode ser disposto em diversos ambientes, na sala de estar, por exemplo, a mesa de centro, a mesa lateral e o aparador são compartimentos ideais para acomodação do artigo. Na sala de jantar a peça pode ser colocada na mesa para criar um efeito romântico em uma ocasião especial.