Qual é o significado do bolo de aniversário?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

Cada aniversário significa um novo começo, o ciclo de cada corrente de vida completa uma volta a cada 365 dias do ano e as energias daquele mundo individual encerram um ciclo de suas experiências no dia anterior ao aniversário.

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

1. Dia em que se completa um ou mais anos sobre a data de um acontecimento ou do nascimento de alguém (ex.: aniversário natalício; aniversário de casamento). 2. Comemoração desse dia (ex.: dia de aniversário; festa de aniversário).

Conta-se que, na Grécia Antiga, os povos cultuavam, entre outras divindades, Artêmis, deusa da caça, da fertilidade e da lua, com oferendas à base de pão e mel. O formato redondo dos ofertórios, com velas acesas, era uma representação da lua cheia iluminada e uma tentativa de pedir prosperidade à deusa.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro.

Comemorar o aniversário nos lembra de dividir nossas conquistas e nossas alegrias com outras pessoas e aumenta a nossa auto-estima. Além disso, a celebração faz com que as pessoas se lembrem de agradecer por aquilo que possuem.

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins. O cara era conhecido pelo apelido de Pic-pic porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” era outro bordão dos estudantes usado nos bares próximos à faculdade.

O aniversário é um dia para celebrar a vida que Deus deu. A vida é um dom de Deus e devemos aproveitá-la! No aniversário lembramos que Deus nos sustentou ao longo de mais um ano. A vida passa rapidamente.

Salmos 118:24. Este é o dia que o Senhor fez; nele nos alegraremos e exultaremos. Feliz aniversário! Que a alegria deste dia se estenda por toda a sua vida!

O stress é uma parte inevitável da vida que simplesmente não pode ser ignorada, seja ele relacionado ao seu trabalho, família, saúde, etc. Um simples dia de aniversário que seja “apenas” o dia em que você nasceu, está sobrecarregado com o imenso stresse de ser perfeito.

E a expressão "dar bolo"? Significado: não comparecer, omitir-se, deixar de ir, faltar..

Não existe uma única versão da origem dos bolos, mas é intuito acreditar que tudo começou em Roma, por volta do ano 100 a.C.. A essa época, os bolos teriam sido uma espécie de pão – a base de massa de trigo, o qual era quebrado sobre a noiva com forma de benção.

O bolo surgiu no Egito Antigo e era feito a partir de pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. No período renascentista a receita foi melhorada pelos romanos, que conheciam a técnica da fermentação. Foram eles que colocaram o nome bolo, por causa do formato redondo, vindo de bola.

Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.

O médico explicou que ao assoprar um bolo é possível transmitir doenças, ainda mais porque as crianças não apenas assopram, mas, muitas vezes, cospem em cima do bolo que será comido por todos. Uma dica do especialista para evitar essa transmissão é não deixar a vela em cima do bolo na hora de apagá-la.

Dependendo do tema da festa infantil, a vela pode combinar com o personagem escolhido e deixar a temática ainda mais divertida. Geralmente, os pais tendem a guardar as velinhas ou as próprias crianças pedem para guardar e depois brincar.

Se a chama estiver muito alta (a cima de 2cm de altura), você pode apagar ela e cortar um pouco o pavio para que a chama fique mais baixa. CUIDADO para não cortar muito o pavio, porque aí sua vela corre o risco de afogar na própria cera e não ter mais força para derreter a cera o bastante para soltar o cheiro.

O dia 29 de fevereiro só ocorre de quatro em quatro anos, em anos bissextos. O ajuste foi criado pelos romanos para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.

Os Mórmons são ensinados a não beber nenhum tipo de bebidas alcoólicas (ver D&C 89:5–7). Os Mórmons são também ensinados a não beber “bebidas quentes”, referindo-se ao café e a qualquer tipo de chá que não seja chá de ervas (ver D&C 89:9), e a não fumar (ver D&C 89:8).

1. Festa pagã Por extensão, festa imoral, mundana, a qual contraria os preceitos cristãos, promove bebidas alcoólicas, fumos, sexos, nudezes, palavrões, idolatrias, satisfaz os desejos carnais e outras coisas. O plural de FESTA PAGÃ é FESTAS PAGÃS.