Qual é o significado do anel na Bíblia?

Perguntado por: lbotelho2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.

Em algumas culturas, o anel no indicador direito representa também compromisso amoroso. Como, por exemplo, os judeus que usam nesse dedo a aliança de casamento. De acordo com as representações dos chacras, o indicador está associado ao chacra laríngeo e o uso do anel neste dedo é uma forma de reafirmar o poder.

Quando José foi nomeado governador do Egito, Sheshi (Fernando Pavão) entregou um anel ao seu novo homem de confiança em "Gênesis".

Para algumas pessoas, o anel é simplesmente um toque de estilo ao visual. Mas para outras pessoas, o anel é um símbolo. Segundo as tradições, os anéis podem representar algo diferente, desde um status de relacionamento, a religião ou a cultura da pessoa e até mesmo uma nova fase da vida.

As armas de Deus são o amor e a fidelidade. Ao ver o arco-íris, Deus se recorda de sua “Aliança” e tem piedade de seu povo. Portanto, as alianças que os esposos usam são como um pequeno arco-íris. Quando Deus olha as alianças do casal, ele se lembra de sua aliança com a humanidade.

Coleção inspirada na proteção em torno das pedras Ônix e Olho de Tigre, usadas como amuleto de proteção, força e intensificação dos sentidos.

Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.

O uso moderno do gesto dos dedos cruzados tem pouca influência sobre as suas origens religiosas. Um gesto com a mão indicando esperança de boa sorte; Um desejo verbal para dar sorte; Uma forma de anular o carácter vinculativo de uma promessa ou juramento.

Ainda nesse contexto histórico, o anel do mindinho esquerdo também é conhecido por ter significados com a máfia. Isso porque algumas pessoas ligadas à máfia nos Estados Unidos costumavam utilizar o acessório dessa forma no início do século XX. Também pode trazer um simbolismo de caráter e de auto afirmação.

OBS: Anel ajustável
A Estrela de Davi é formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos. Ela tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.

O uso do anel surgiu há mais de 2.800 a.C., entre os egípcios e os hindus, para simbolizar a aliança entre um homem e uma mulher. Para eles, um anel, que representa um círculo perfeito, significava o que não tem um fim. Mais tarde, Alexandre o Grande dominou o território egípcio e introduziu esse costume na Grécia.

Segundo os registros históricos, os faraós egípcios foram os primeiros a usar o anel com o intuito de representar a eternidade. Isso, principalmente pelo formato da joia ser circular; sem um começo ou um fim.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).