Qual é o significado deste símbolos Paralímpicos?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O símbolo das paralimpíadas são os agitos paralímpicos: linhas assimétricas que representam movimento (em latim, agito quer dizer "eu me movo"). Todas circulam o mesmo ponto no centro da bandeira, representando os esforços do Comitê Paralímpico Internacional em juntar os atletas de todo o planeta para competir.

Someity é a mascote dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, nome inspirado na junção de Somei-yoshino (espécie de flor de cerejeira do Japão) com o termo “So mighty” (é possível, em adaptação ao português). Ela foi criada para simbolizar o poder mental, a força física e superação de obstáculos dos paratletas.

As cores dos agitos, no fundo branco, representam as cores mais utilizadas nas bandeiras de todos os países do mundo. Os três agitos circulam um ponto central, para enfatizar o papel do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) tem de juntar atletas de todos os cantos do mundo e fazê-los competir.

Que ou quem é atleta com algum grau de deficiência, participante nos jogos paralímpicos.

As Paralimpíadas são o evento esportivo realizado a cada quatro anos para atletas com diferentes graus de deficiência. Surgiram em 1960, sendo resultado da utilização do esporte como ferramenta para reabilitação de deficientes. A primeira participação brasileira foi em 1972, e nossa primeira medalha veio em 1976.

"A palavra 'paralímpico' deriva da preposição grega 'para' (ao lado) e da palavra olímpico. Significa que os Jogos Paralímpicos se realizam paralelamente aos Olímpicos e ilustra o modo como os dois movimentos existem lado a lado."

Entre 1988 a 1994
A logo era composta de cinco “pas”, organizados de forma semelhante aos anéis olímpicos, das cores azul, preto, vermelho, amarelo e verde.

Essa simbologia dos agitos paralímpicos tem tudo a ver com o lema do evento: Espírito em Movimento.

Mascote é um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. São, normalmente, humanizadas e utilizadas para atingir públicos específicos (o público infantil, o público jovem, entre outros).

Um mascote é um personagem ou figura que representa uma marca, empresa ou evento. Ele pode ser uma pessoa, animal, objeto ou até mesmo um desenho animado. O objetivo do mascote é criar uma conexão emocional com o público, tornando-se um símbolo da marca ou evento.

As mascotes Olímpicas são embaixadoras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Elas representam a alma dos Jogos Olímpicos e desempenham um papel vital no acolhimento dos atletas e visitantes dos Jogos.

Os anéis entrelaçados são de cores diferentes, que representam cada continente, sendo o azul: Europa, amarelo: Ásia, preto: África, verde: Oceania e vermelho: as Américas. Ao final de cada edição dos Jogos, a Bandeira Olímpica é passada para a próxima cidade-sede como uma expressão simbólica.

Daniel Dias

Compartilhe : O nadador Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico brasileiro. O atleta tem 27 medalhas paralímpicas, somando suas 4 participações em Jogos Olímpicos: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes.

A Secom recomenda o uso do termo paraolímpico, em vez de paralímpico. Grafe sem hífen. O termo paralímpico foi adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2011 para adequação aos padrões usados pelo Comitê Paralímpico Internacional (International Paralympic Committee — IPC).

Atualmente, o programa esportivo das Paralimpíadas possui 22 esportes, sendo que a primeira edição desse evento aconteceu em 1960. A primeira participação brasileira aconteceu em 1972, e atualmente nosso país é considerado uma potência paralímpica.

O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual.

O primeiro esporte adaptado praticado no Brasil foi o basquete em cadeira de rodas. Enquanto realizavam tratamento médico nos Estados Unidos, brasileiros com deficiência conheceram a modalidade e a trouxeram para o país.

Em nome de todos os competidores, eu prometo que tomaremos parte nestes Jogos Paralímpicos, respeitando e cumprindo as regras que os regem, comprometendo- nos a um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do desporto e da honra de nossas equipes.

Eles fazem parte do Movimento Paralímpico, que tem como principal objetivo difundir a potencialidade das pessoas com deficiência, salientando suas conquistas.