Qual é o significado de valores morais?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 28 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.

A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. Os valores são construídos socialmente e vão orientar as decisões e garantir alguns princípios que regem as ações e, consequentemente, a vida humana.

Um comportamento é compreendido como moral quando segue adequadamente as regras vigentes no grupo a que pertence. No entanto, nem sempre o indivíduo concorda com a norma imposta pela sociedade em que vive e passa a agir de modo imoral, seguindo sua própria ética.

Os valores éticos são os guias do comportamento humano, fundamentais para manter o convívio social. Para entendermos o que é um valor ético, precisamos antes saber o que é Ética. Ela é uma área da Filosofia que contém reflexões sobre as ações humanas, se o que fazemos é bom ou ruim.

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes. Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

Já não se trata de uma educação puramente livresca. O ensino da moral consiste em fazer com que se enxergue uma realidade, em fazer com que essa realidade possa ser tocada com as mãos. Ensinar as ciências é ensinar algo real. Ensinar a moral é demonstrar como a moral se relaciona com algo real.

A moral é normativa a partir de um conjunto de regras, valores, proibições e tabus que provêm de fora do ser humano, ou seja, que são cultivados ou im- postos pela política, costumes sociais, religiões ou ideologias.

São as coisas que uma pessoa considera mais importantes em sua vida, que dão sentido e significado às suas escolhas e decisões. Esses valores podem ser aprendidos através da cultura, da família, da religião, da educação, entre outros fatores.