Qual é o significado de uma túnica?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

substantivo feminino Veste simples, comprida e mais ou menos ajustada ao corpo, usada pelos antigos. Veste de comprimento vário, em geral vistosamente bordada, que os jovens usam muito. Veste que, nas cerimônias, os diáconos e subdiáconos usam sobre a alva; dalmática.

A túnica de José foi um presente dado por Jacó, seu pai, e o seu significado indicava o favoritismo e a proeminência de José em comparação aos seus irmãos. Devido a algumas traduções do texto bíblico do Antigo Testamento, a túnica de José ficou popularmente conhecida por ser uma túnica colorida e bem adornada.

Qual a diferença de capa e túnica? Capa – Sociedade Bíblica do Brasil A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica. Homens e mulheres usavam vestes exteriores. A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

Em Genesis 37:3 e 4, lemos: “ Ora, Israel (Jacó) amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice, e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no, e já não lhe podiam falar pacificamente.”

Assim como muitos outros trajes típicos dos muçulmanos, a túnica tem sua origem nas tribos de beduínos que habitavam o Oriente Médio no século VI.

A TOGA DO MAGISTRADO
A túnica talar preta é usada por ministros de Conselhos e Tribunais Superiores, magistrados judiciais, membros do Ministério Público e por advogados que vestem quando no exercício de suas funções, perante juízes ou tribunais. Diz-se, especialmente, da beca usada pelos juízes.

PRIMEIRA TÚNICA DE JOSÉ
Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23). Aquela primeira túnica simbolizava o amor do pai Jacó por José.

(Ver Gênesis 35:22; I Crônicas 5:1.) Sendo o primeiro filho de Raquel, a segunda esposa de Jacó, José recebeu a primogenitura. Imagina-se que a “túnica de várias cores” que Jacó deu a José (ver Gênesis 37:3) represente o fato de José ter recebido a primogenitura.

Quem tiver duas túnicas, que reparta com quem não tem...”, ou seja, precisamos começar a identificar todo o excesso de posses que, porventura, possuímos em nossa vida, para separá-lo adequadamente do que nos é realmente essencial, de modo a direcionar esse excedente para as mãos dos que realmente necessitam.

A imperatriz Irene de Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) teria oferecido, no início do século 9, a peça de presente ao rei francês Carlos Magno, que a doou ao clero de Argenteuil. A Santa Túnica só é exibida ao público (cerimônia conhecida como "ostentação") a cada 50 anos.

Desenvolvimento: As quatro túnicas de José. cores. para ele.

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo.

O vocábulo túnica designa uma veste comprida até os pés, geralmente de cor branca e com mangas. Este vocábulo é largamente utilizado na Bíblia desde o livro do Gênesis até hoje.

A sabedoria de José o levou a lugares altos, e isso é muito nítido. A forma como ele conduzia as questões que lhe eram encarregadas, fugia para além do que “deveria ser feito”, para uma visão completamente expandida de avanço e resultados.