Qual é o significado de tranca rua?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

2. [Brasil, Informal] Condutor que atrapalha o fluxo do trânsito, geralmente por conduzir devagar ou por estacionar mal.

É só olhar pro seu próprio povo e o senhor vai ver que ninguém concorda com essa injustiça.” Naquele momento, o silêncio dizia “amém”. Calmamente, ele foi se retirando. Do fundo da assembleia, uma voz ecoou: “saravá, Seu Tranca-Ruas!” Virou-se e imediatamente avistou sua velha amiga, a mãe de Pedro.

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

O culto de religiões de matrizes africanas, como a Umbanda, é dedicado nesta terça-feira (24) a Exu Tranca Rua, um dos mais populares na liturgia.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Saudação a Tranca Rua

  1. Mora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,
  2. Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,
  3. Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,

Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns.

Sim, Exu bebe água sim para matar a sede! Pode ser Tranca Ruas, Tiriri, Sete Trevas, qualquer um! Água é elemento de trabalho na Umbanda. Na tronqueira de Exu também tem água.

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu — orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.

Exu Caveira atua na libertação tanto dos vivos quanto dos espíritos desencarnados. Dessa forma, ele está presente para os mortos, atuando como guia. Também representando a ligação entre o plano terreno e o espiritual, ele é um mensageiro divino, guardião dos caminhos e das encruzilhadas.

A mitologia africana aponta, além dos orixás, a existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. Quanto aos orixás cultuados, a quantidade varia de acordo com o tipo de candomblé. Em geral, há em torno de dezesseis ou vinte orixás, cada um com sua qualidade e especificidade.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum(equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.

Conhecido como o “homem da capa preta”, em referência a capa que usava, e que escondia a metralhadora que usualmente carregava — a Lurdinha[3], Tenório nasceu no Alagoas, em área do município de Palmeira dos Índios, em 27 de setembro de 1906[4]. Perdeu o pai aos 12 anos.

RELIGIOSIDADE – Segundo a proposição, O Exu Senhor Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas é uma entidade que se apresenta como um homem refinado, alegre e sociável, que gosta de estar sempre rodeado de pessoas, amigos e familiares religiosos, sendo muito requisitado em eventos sociais e religiosos devido à característica ...