Qual é o significado de savitar?

Perguntado por: dvilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Savitr, em sânscrito, nominalmente chamado de Savita, significa “aquele do qual tudo nasce” e é o deus do sol, juntamente com o deus Surya. Esta dualidade entre Savitar e Surya costuma causar uma certa confusão entre os dois deuses.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.

Ela é considerada a mãe do Universo, representando a força que gera e concretiza a vontade divina e manifesta todas as formas pelas quais a vida se expressa. A palavra “Durga”, em sânscrito, é traduzida como um forte ou local que é difícil de cair. Por esta razão, Durga é sempre venerada como Deusa da Proteção.

SELENE

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).

Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios.

Iá (em egípcio: Iah) ou Aá (Aah) era o deus da lua na mitologia egípcia. As primeiras presenças do nome "Iá" referem-se à lua enquanto satélite do planeta terra. Mais tarde, a palavra passaria a designar uma divindade.

Savitar é uma divindade solar e possui olhos, mãos e cabelos dourados. É considerado o sol antes do amanhecer. Representa a manhã, mas também o sol escondido da noite escura.

Krishna é um deus personificado do hinduísmo, representante das manifestações de Deus Supremo no mundo, segundo a tradição hindu. Krishna também significa verdade absoluta, para os hindus. De acordo com os hindus, Krishna é o oitavo avatar de Vishnu, ou seja, é considerado um Deus, a Suprema Personalidade.

Zeus era

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo.

Ganesha é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica.

Os Deuses do Velho Testamento, entre outros: Anjos, Glória, Espíritos, Filhos dos Deuses, Deus dos Exércitos, Javé etc. Entre os Deuses não da Bíblia, mas citados por ela, destacam-se Baal e Oannes, rei da Mesopotâmia – muito estranho, pois era anfíbio e dormia dentro d'água.

Kali é a transformação femini- na de Mahakala. Em sua forma de Mahakali, ela pre- side à Grande Dissolução que é simbolizada por Shiva sob a forma de Shava. Na arte, Kali invariavelmente o conserva como uma relíquia.

Brahma ou Brama é um Deus da religião hindu, considerado o criador do universo, dos deuses e do conhecimento. Brahma é representado com quatro cabeças e quatro braços e aparece sentado em um cisne. Brahma é o responsável pela criação do universo, da natureza e também da consciência e do pensamento humano.

Shiva é conhecido como Mahadeva, o grande Deus, “O Destruidor” ou “O Transformador”. Shiva faz parte da Trindade Hindu, a “Trimurti”, onde as funções cósmicas de criação, manutenção e destruição são personificadas pelos deuses Brahma, o criador, Vishnu, o mantenedor, e Shiva, o destruidor ou transformador.

Lakshmi é derivada de Laksya, do sânscrito, que significa alvo ou objetivo. Além de toda a sua personificação, para os hindus a deusa também significa boa sorte. Ela é sempre procurada quando existe o intuito de invocar amor, riqueza e poder.

Shakti, no hinduísmo, é a representação do divino feminino, também conhecida como 'A Grande Mãe Divina'. Essa força feminina é responsável pelo equilíbrio de todo o universo e está ligada à energia feminina, existente em todos os deuses hindus.

Existem alguns homens na Índia que “entregam” completamente sua vida para a busca espiritual e, consequentemente, querem atingir a iluminação. Extremamente respeitados pela sociedade há milhares de anos, eles são chamados Sadhus, ou Nagas Babas, os homens santos.

Thanatos

Semelhante ao Diabo do cristianismo, Supay foi atribuído a Satã pelos cristãos que colonizaram a América do Sul. Enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior, Thanatos era a personificação da morte, também conhecido como o deus da morte não-violenta. Suas irmãs, as Keres, eram espíritos de matança e doença.

Geb

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol. Membro da Enéade de Heliópolis, era irmão e esposo de Nut, a deusa do céu.

Apesar de ser a deusa da caça, Artemis era protetora dos animais, e não gostou nada do que disse o gigante Órion. Assim, enviou um escorpião para duelar com o caçador. Na briga, Órion foi picado pelo escorpião e morreu.

Shadow Moon – Um ex-condenado que se torna no guarda-costas e “moço de recados” de Mr. Wednesday, uma encarnação do deus nórdico Odin. No livro descobrimos que Shadow é um filho de Odin.