Qual é o significado de ramataim zofim?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ramataim é outro nome para Ramá. Uma das famílias levíticas descendentes de Coate, Zofá ou Zofai (1Crônicas 6:26,35), tinha uma cidade designada para elas em Efraim, o qual desta circunstância foi chamada “a terra de Zufe”, e daí o nome da cidade, “Zofim”.

Uma das famílias levíticas descendentes de Coate, Zofá ou Zofai (1Crônicas 6:26,35), tinha uma cidade designada para elas em Efraim, o qual desta circunstância foi chamada “a terra de Zufe”, e daí o nome da cidade, “Zofim”. Era o local de nascimento de Samuel e a sede de sua autoridade (1Samuel 2:11; 7:17).

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

Elcana e possuía duas esposas: Ana (Hanna) e Penina (P´ninah). O texto cita Ana primeiro antes de Penina como sua esposa. Com Penina Elcana possuía filhos e filhas, “acredita-se” que são dez no total.

Penina é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como uma das esposas de Elcana que foi o pai do profeta Samuel. Segundo o texto Bíblico, Penina era fértil e tinha filhos enquanto a outra esposa, Ana não gerava descendentes para Elcana.

Penina: Significa “pedra preciosa”, "pérola". Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”, "pérola". Devido a isso, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento.

O filho ou o irmão mais novo: 2 benjamim.

Significa fértil e indica uma pessoa que sempre pode contar com a inspiração e a intuição. Tende a se realizar nos negócios que empreende, principalmente porque demonstra um entusiasmo contagiante em todas as suas atividades.

Rama é considerado pelos hindus uma das encarnações de Vishnu, um avatara (encarnação divina) assim como Jesus para os cristãos e Buda para os budistas. Para os hindus, de tempos em tempos, nasce um ser iluminado na terra (um avatara), cada um com uma missão a cumprir como foi com Jesus, Buda, Krishna…

A cidade de Ramataim-Zofim estava situada na região montanhosa de Efraim, distando ao norte de Jerusalém aproximadamente 24 quilômetros. Samuel era de Ramataim-Zofim, palavra que do hebraico é “vigilante em dupla altura” ou então “cumes gêmeos de Zofim”.

Alguns comentaristas sugerem que pelo fato de Ana ser a esposa amada, era provável que ela fosse a primeira esposa de Elcana. Se isso estiver correto, então talvez ele tenha se casado com Penina para poder ter filhos após perceber que Ana era estéril. De fato, Penina deu filhos e filhas a Elcana (1 Samuel 1:2).

A capacidade que Penina tinha de ter filhos pode ter feito com que a incapacidade de Ana parecesse ainda mais desoladora. Explique-lhes que Elcana e sua família viajavam anualmente a Siló para adorar e oferecer sacrifícios. Siló era o local em que o tabernáculo, ou “a casa do Senhor” (I Samuel 1:7), estava localizado.

Conclusão sobre o que aprendemos com Ana
Antes de podermos dedicar nossos filhos, devemos primeiro nos dedicar ao serviço de Deus. Ana deu seu filho, mas não devemos esquecer que Deus deu Seu Filho para que tivéssemos a vida eterna.

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos.

Genealogia. Segundo o Primeiro Livro das Crônicas, capítulo 6, Elcana era levita, descendente direto de Corá. Como os levitas não possuíam herança de terras, também eram conhecidos pela território tribal onde nasceram. Elcana, portanto, era um levita efraimita.

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.

Relato bíblico
Lucas descreve Ana como tendo "idade avançada". Muitas traduções e comentários (inclusive a Tradução Brasileira da Bíblia, utilizada aqui) citam explicitamente que ela tinha oitenta e quatro anos de idade.