Qual é o significado de quem semeia vento colhe tempestade?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Expressão de origem bíblica, quer dizer que, se você fizer o mal, receberá coisas ruins também. Tem o mesmo se significado de "quem planta, colhe". As coisas ruins que ele faz voltarão pra ele.

Quem semeia ventos colhe tempestades. O plantador de discórdia não pode, em sã consciência, aguardar uma safra de tranquilidade. Quem comete maldade e injustiça receberá em algum momento o que fez por merecer. Do mesmo modo, a paz, a compreensão e a misericórdia darão, àquele que as cultivou, o retorno merecido.

Você sabia que essa conhecida expressão popular tem a sua origem na Bíblia? Sim, ela está registrada no versículo 7, do capítulo 8 no livro do profeta Oséias, o qual descreve um período sombrio marcado por coisas muito ruins.

Quem planta vento colhe tempestade, mas quem semeia a paz, colhe seus bons frutos em meio a bonança.

Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.

Portanto, a frase em questão quer dizer que uma pessoa só colhe aquilo que ela planta. Ou seja, se a mesma praticar o bem, ela receberá somente coisas boas em sua vida.

2Coríntios 9:6-10 NTLH. Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Segundo o Apóstolo Paulo: “Quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito”.

Quem semeia verdade, colhe a confiança. Quem semeia fé, colhe a certeza. Quem semeia carinho, colhe gratidão. No entanto, há quem prefira semear tristeza e colher amargura.

A Lei da semeadura é um princípio geral que ensina que todos colhem aquilo que semeiam. A Bíblia não usa essa expressão, mas ensina essa verdade em diversas passagens e em diferentes analogias. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos acansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Quem semeia vento colhe tempestade; quem semeia o mal recebe maldade e perde todo o poder que possuía. O homem generoso será recompensado porque reparte seus bens com os pobres.

Como aconteceu com José (Gn 50.20). Acredite: depois da tempestade virá a bonança. Se não duvidares disso, tu e os da tua casa verão a salvação que vem de Deus por Cristo Nosso Senhor que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amén!

Significado de Rio
[Figurado] Grande quantidade de alguma coisa; abundância, excesso: ganhar rios de dinheiro. [Figurado] Quantidade considerável de líquido: chorar rios de lágrimas.

Denotação - emprego do sentido real, literal das palavras e expressões, por exemplo: Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. Conotação - emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões, por exemplo: Ele comeu bola na prova de matemática.

Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.
...
Exemplos com sentido conotativo

  • Você é o meu sol!
  • Minha vida é um mar de tristezas.
  • Você tem um coração de pedra!

Você estabelece o tamanho da sua colheita quando semeia a sua semente. Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará." Paulo fez um paralelo entre plantar sementes e investir no ministério.

Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas pelas sementes que você planta. Oklahoma City Star, 17/05/1963. Nota: O pensamento costuma ser atribuído a Robert Louis Stevenson, mas não há fontes que confirmem essa autoria.