Qual é o significado de quem dera?

Perguntado por: osampaio6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

É um modo de dizer que se quer muito algo, ou estar no lugar de alguém.

Quando você ouvir alguém dizendo "quem me dera", significa que essa pessoa tem vontade de fazer/ter feito algo, mas no momento não pode/não é capaz. Exemplos: Quem me dera poder estar num hotel cinco estrelas agora! Quem me dera poder ganhar na loteria que nem esse cara!

Pretérito perfeito do indicativo.

Definição de Dera
Momentos houvera em que fora feliz, mas não dera conta. Porque é que dizes quem me dera ser feliz e não dizes quem me dera ser medíocre? Porque dirias a mesma coisa.

Dera

  1. eu. dera.
  2. tu. deras.
  3. ele, ela, você dera.
  4. nós. déramos.
  5. vós. déreis.
  6. eles, elas, vocês. deram.

Quem dera eu aprendesse a viver cada dia como se fosse o último. O último pra esquecer tolices. O último para ignorar o que, no fim das contas, não tem a menor importância.

Renuncia extrema; ato de negar e desejar que nunca aconteça.

A expressão “Deus me livre” é muito comum no nosso idioma e a usamos para indicar que desejamos que algo nunca aconteça ou para mostrar nosso desgosto mediante algum fato.

1. Deus me free. O mesmo que "Deus me livre".

Ato de dizer, falar. Exemplo de uso da palavra Diria: Como diria meu irmão, antes só do que mal casado.

É um modo de dizer que se quer muito algo, ou estar no lugar de alguém. quem dera minha vó deixar eu ir também.

Apesar de mais comum na linguagem sofisticada, o mais-que-perfeito aparece em muitas expressões populares, como "Quisera eu!", ou "Quem me dera!", em que esse tempo expressa desejo, vontade de que algo se concretize.

A forma verbal dera pertence ao pretérito mais-que-perfeito.

Depois de, em seguida a, atrás de. 2. Depois; atrás.

Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".

Fosse é flexão dos verbos ir, ser e fossar. No sentido de ir, é a ação de se movimentar de um ponto ao outro em uma situação passada e não concluída. Ao ser conjugado, fosse aparece na primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?