Qual é o significado de Potifar?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O nome Potifar provavelmente significa “a quem Rá deu”, no sentido de ter colocado na terra. Rá era o deus sol cultuado no antigo Egito. Esse significado vem do entendimento adotado por muitos estudiosos de que o nome Potifar é uma forma abreviada do nome Potífera.

Potifar é um homem fiel, de bom caráter e casado com Neferíades (Dandara Albuquerque). Ele compra José (Juliano Laham) como escravo e se torna seu mentor. O personagem é interpretado por Val Perré, ator que também fez Otoniel em Verão 90 (2019).

1 E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado para lá. 2 E o Senhor estava com aJosé, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

Potifar era um alto oficial da corte de Faraó. Potifar comprou José dos comerciantes ismaelitas que o tinham levado até o Egito. Ele levou o jovem filho de Jacó à sua casa para servir-lhe como mordomo. Na casa de Potifar, José foi muito abençoado pelo Senhor e rapidamente ganhou a confiança de Potifar.

Alguns eunucos eram criminosos castrados justamente para impedir que cometessem estupros ou adultérios. Porém, nem sempre a castração os tornava impotentes sexualmente, principalmente para aqueles que tinham somente o testículo arrancado e não o pênis. Nesses casos, eles ainda eram capazes de terem ereções.

Sheshi I

Sheshi I era o faraó da época de José
Além disso, arqueólogos também atestaram que há evidências de longos períodos de fome no Egito que coincidem com a história bíblica onde José interpreta o sonho de faraó, revelando um período de sete anos de fartura, seguidos por mais sete anos de fome.

No Evangelho de Mateus (19, 12), da mesma forma, embora com propósitos diferentes, podemos encontrar também três categorias diferentes de eunucos: “os eunucos que nasceram assim do ventre materno, os eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e os eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.”

Um ponto interessante na descrição bíblica de Potifar é que a palavra hebraica aplicada é a mesma para “eunuco”. Inclusive, algumas traduções da Bíblia em português se refere a Potifar exatamente assim, como eunuco de Faraó.

Em pé de guerra com Amanisha (Isabel Fillardis), Potifar (Val Perré) dará fim aos conflitos com a rainha da Núbia em Gênesis. O general finalmente declarará seu amor à nobre e a pedirá em casamento na reta final da novela bíblica da Record.

"Cumpram a sentença da adúltera", ordenará ele, ao ver um soldado desembainhar a espada para cortar o nariz da nobre. Potifar chegará a virar o rosto para não ver Neferíades ser mutilada, exigindo em seguida que ela seja expulsa de Avaris ainda coberta de sangue. "Desamarrem e joguem ela para fora do palácio.

Então num período de treze anos, José serviu na casa de Potifar e depois foi preso.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

Séfora

1 O nome dela é Séfora. Trata-se de uma madianita que se tornou esposa de Moisés.

"Os históricos mostram que os eunucos tinham aparência feminina. Eles não tinham bigodes, possuíam seios grandes, quadris largos e vozes finas", diz Cheol-Koo Lee. Uma das hipóteses levantadas pelo estudo é a de que os hormônios masculinos, como a testosterona, podem ter efeitos nocivos ao corpo dos homens.

A castração química ou física realmente leva à redução dos níveis de testosterona. Todavia, em alguns estudos houve manutenção da libido em até 24% dos pacientes, sendo que 45% apresentaram apenas uma certa redução na libido. Neste mesmo estudo, apenas 27% dos homens castrados se tornaram assexuais.

Eunucos eram homens castrados, que tiveram o pênis e os testículos (ou apenas os testículos) tirados fora. Os primeiros registros de homens sem bilau são do século 14 a.C.

Amenófis

Amenófis, identificado com Belo, tornou-se faraó com a morte do pai, em 1511 a.C., reinou por dezenove anos e seis meses, morreu afogado no Mar Vermelho no dia 11 de maio de 1491 a.C. e foi sucedido por seu irmão Busíris e, mais tarde, por seus filhos Sethosis e Harmais.

Cesarião

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Ele era da dinastia ptolomaica. Seu nome completo era Ptolomeu XV Philopator Philometor César, e ele era, supostamente, filho de Cleópatra VII com Júlio César, embora o pai nunca tenha o reconhecido publicamente.

De acordo com diferentes teorias, o faraó foi executado pelo próprio rei dos hicsos ou assassinado por conspiradores enquanto dormia.