Qual é o significado de porta na Bíblia?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

Elemento designativo de aquilo ou aquele que conduz, reforça ou sustenta.

“Do hebraico dal, délet, sa'ar e do grego thyra e pyfê, pylõn, a palavra porta significa uma abertura que permite a entrada e a saída das pessoas de uma casa, um edifício, ou de uma cidade.

8 Eu conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar, porque tens pouca força, e guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

O que significa casa das ovelhas? O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.

A porta larga e o caminho espaçoso conduz para a perdição; a porta estreita e o caminho apertado conduz para a vida. São muitos os que entram pela porta larga e trafegam pelo caminho espaçoso. São poucos os que acertam com a porta estreita e trafegam pelo caminho apertado.

A porta estreita não é uma instituição, mas é Cristo Jesus. Ele disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10.9). O caminho apertado não é um conjunto de regras, mas Cristo Jesus.

13 "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

A função da porta é então a de controlar a entrada para impedir a superlotação do local, preservando assim o bem-estar daqueles que aí se encontrarão.

Etimologia (origem da palavra porta). A palavra porta deriva do latim “porta,ae”, que significa abertura, saída.

Em seu contexto original, o termo se refere aos umbrais da porta de casa, que pode compreender a trave superior, ou os dois postes que ladeiam a porta. O texto bíblico ordena escrever as palavras de Deus nas mezuzot, isto é, nos batentes da porta de casa, além de mandar escrever nos portões das cidades (Dt 6,9).

Este princípio foi ensinado pelo Salvador, ao dizer: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7:13–14.)

O nome dela nasce do fato que necessariamente os servos do templo passavam por aquela porta para levar a água da fonte de Ghion para os sacerdotes quando faziam as abluções ou os sacrifícios (Cf.