Qual é o significado de poligonais?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

1. Relativo ao polígono. 2. Que tem muitos lados ou ângulos.

Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Cada segmento é um lado do polígono, e o ponto de encontro de dois segmentos adjacentes é um vértice. Triângulos, quadrados, retângulos, losangos e pentágonos são alguns exemplos de polígonos.

JORDAN (1981) em seu livro Tratado general de topografia, classifica as poligonais topográficas em 3 tipos:

  • Poligonais abertas;
  • Poligonais fechadas;
  • Poligonais enquadradas.

Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais. O triângulo é o único dos polígonos que não possui diagonal. Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais.

Funciona assim: se todos os ângulos internos forem menores que 180º então o polígono é convexo, contudo, se pelo menos um ângulo for maior que 180º, ele é não convexo ou também chamado de côncavo.

Um polígono com um ou mais ângulos interiores superiores à 180 graus é chamado de polígono côncavo.

Polígonos convexos são aqueles com ângulos internos menores que 180º. Os polígonos são figuras planas e fechadas, formadas por segmentos de reta que se ligam nos vértices. Nos convexos, todos os vértices apontam para seu exterior.

Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.

Não Polígonos#
São figuras planas abertas ou fechadas que não apresentam lados formados totalmente por arestas. Exemplo: Alguns exemplos de formas não poligonais: Circunferência.

Uma linha formada por segmentos de retas sucessivos não-colineares é chamada de linha poligonal.

As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.

Reconhecer os polígonos associando-os a objetos. Aprender o nome dos polígonos de acordo com o número de lados. Identificar propriedades de polígonos e diferenciar ângulos internos e externos. Reconhecer o emprego de polígonos em algumas obras de arte.

Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela. Observe as seguintes imagens: Não pare agora...

A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de pontos já construídos na Janela de Visualização ou mesmo a partir de pontos criados no momento do uso da ferramenta. Assim, para construir um polígono basta clicar na ferramenta Polígono e clicar em pontos a sua escolha na Janela de Visualização.

Não são polígonos, portanto, figuras que apresentam em um de seus lados, no lugar de um segmento de reta, uma curva qualquer ou que dois de seus lados cruzam-se.

Pentágono é uma figura geométrica formada por cinco ângulos e lados.

Polígono Regular: É o polígono que possui todos os lados congruentes (mesma medida) e todos os ângulos internos congruentes.

O Eneágono possui, desta forma, 9 lados iguais, 9 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 9 ângulos internos iguais a 140º.

Um polígono é considerado regular quando ele é convexo e possui todos os lados e ângulos com a mesma medida. Observe na imagem abaixo alguns exemplos de polígonos regulares.

Todo polígono possui as seguintes propriedades: Os polígonos possuem os mesmos números de lados, ângulos e vértices; A soma dos ângulos internos de um polígono de n lados e convexo é dado por: S = (n – 2) .