Qual é o significado de olhos de ressaca em Capitu?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si.

Como você relaciona a metáfora olhos de ressaca com o que sentiu o narrador ao contemplar os olhos de Capitu? O narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca" porque assim como a ressaca do mar, os olhos de Capitu têm o poder de atrair e arrastar o que encontrar.

Durante o passeio, no percurso do portão central até o terraço, José Dias pela primeira e fatídica a vez qualifica os olhos de Capitu como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” (ASSIS, 2008, p. 39), frase que entrou para a história da Literatura Brasileira como sinônimo do seu caráter afeito à traição.

Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".

Resposta: Explicação: Que não se apresenta de maneira reta; torto, tortuoso. Que não possui o mesmo sentido ou não segue uma linha reta; indireto.

Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo.

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.

Capitu. Capitolina é vizinha e amiga de Bentinho desde a infância. Descrita como uma menina alta, de olhos claros e atentos, ela sempre agiu de forma mais madura que o companheiro. Sua família tinha menos posses que os vizinhos, o que não a impediu de sonhar com luxos e riquezas.

Capitu tinha olhos que queriam tragá-lo para dentro daquele mar, que era o olhar sedutor dela. o olhar dissimulado de Capitu revela indícios de uma mulher forte e independente, dona de si, tão aos moldes da figura feminina do século dezenove.

Resposta. Explicação: A partir dessa metáfora, olhos de ressaca, Bentinho para contar sua vida em diferentes momentos, como na morte de Escobar, em que ele diz que os olhos de Capitu eram grandes e abertos, assim como o mar que havia tragado seu amigo.

Resposta verificada por especialistas. A comparação que o narrador faz para construir a sua metáfora é dos olhos de Capitu com a ressaca do mar.

adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto.

— Você jura? — Juro! Deixe ver os olhos, Capitu. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.

1. Que se dissimulou ou escondeu. 3. Disfarçado, encoberto.

Dentre todos os sintomas caracterizados na ressaca, o cansaço, a sonolência e a dor de cabeça foram relatados como tendo o maior impacto negativo, seguido por náuseas e problemas de concentração.

Capitu: "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,...

Jurou duas vezes e uma terceira: – Ainda que você case com outra, cumprirei o meu juramento, não casando nunca. – Que eu case com outra? – Tudo pode ser, Bentinho. Você pode achar outra moça que lhe queira, apaixonar-se por ela e casar.

adjetivo Que não se pode definir nem como perpendicular nem como paralelo; inclinado. [Por Extensão] Que não se apresenta de maneira reta; torto, tortuoso.

Oblíquas
ou ADJ. Que são inclinadas, tortas, diagonais. Duas linhas oblíquas cruzavam o desenho, formando um X.

Olhos azuis ao nascimento, mas que mudam de cor
Ao nascer, o olho humano ainda não tem toda a quantidade adulta de pigmento. Por isso, muitos bebês nascem com os olhos azuis, mas ao longo dos anos, a cor muda à medida que mais melanina é produzida na íris.