Qual é o significado de matutino e vespertino?

Perguntado por: imoura4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Matutinos são fatos que ocorrem pela manhã, e vespertino são fatos que ocorrem durante a tarde e início da noite. Há também o período noturno, que ocorre somente pela noite. As pessoas podem ser caracterizadas como matutinas ou vespertinas.

O período matutino é a parte da manhã, o vespertino a parte da tarde. Já a noite também é conhecida por período noturno. Além disso, as palavras designam acontecimentos da manhã, tarde ou noite.

Vespertino. O vespertino tem início a partir do meio-dia e segue até as 18h. Como tem o horário de almoço aí pelo meio, geralmente as faculdades dão início às aulas a partir das 13h, com o término que pode variar dependendo da grade de matérias do dia.

Diurno é compreendido o período do dia entre o nascer do sol e o pôr do sol. Noturno é referente à noite, ou seja, o período do dia entre o pôr do sol e o nascer do sol.

O que é Vespertino:
Por exemplo um curso, um jornal ou um encontro vespertino. Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite). Vespertino é o período intermediário entre matutino e noturno.

· Vespertinos: São aquelas pessoas que preferem dormir e acordar mais tarde do que a média da população. Pessoas vespertinas geralmente estão mais dispostas e trabalham melhor pelo final da tarde ou começo da noite e podem ter dificuldade para trabalhar cedo pela manhã.

Já o turno da tarde compreende o período que se estende das treze horas às dezessete horas e trinta minutos. O turno da noite, por sua vez, tem variações de sua duração no período geralmente compreendido entre dezoito horas e vinte e três horas.

O que é a jornada de trabalho noturno
Segundo o artigo 73 da CLT, a jornada de trabalho noturno é aquela realizada entre às 22h de um dia e às 5h da manhã do dia seguinte, em áreas urbanas.

12h às 18h

A madrugada vai da 0h às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço. O início das aulas se dá por volta das 7 ou 7:30 horas, e as atividades podem seguir até às 13 horas. Isso não significa que todos os dias você vai estudar das 7 às 13 horas.

Os períodos do dia mais conhecidos são manhã, tarde e noite.

Período que você tem mais concentração
Para os alunos que têm mais energia no início do dia, estudar de manhã pode funcionar melhor, quando o cérebro é mais capaz de se concentrar. Os alunos que vão para a faculdade durante o dia se beneficiam de uma mente revigorada após uma boa noite de sono.

É fundamental destacar que o melhor horário para estudar é aquele em que você encontra-se mais ativo, e essa informação é completamente individual. Assim, não existe um horário “mágico” para todos. Além disso, independente da hora de estudo, é fundamental estar bem alimentado e respeitar os limites do seu corpo.

Diurno. Esse é o período preferido da maioria dos alunos. Como o próprio nome já diz, os cursos diurnos acontecem durante o dia.

Assim, temos que o período compreendido entre a 0h até às 6h faz referência à madrugada; das 6h às 12h, temos a manhã; das 12h às 18h, a tarde; e das 18h às 24h, a noite.

O dia começa à 0h e termina às 24h. A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h. Atenção: 24 horas é o fim de um dia; 0h, o começo de outro.

O segundo cronotipo é chamado de vespertino típico, nome dado àqueles que desenvolvem uma grande quantidade de atividades sem dificuldades ao longo da tarde e da noite.

Origem etimológica:latim vespertinus, -a, -um, relativo à tarde.