Qual é o significado de Mar Vermelho?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 14 votos

Porque “Mar Vermelho”? Possivelmente, o mar vermelho recebe esse nome devido a uma espécie de alga avermelhada (Trichodesmium erythraeum) que estão presentes no mar. Alguns ainda acreditam que o nome foi atribuído pelas montanhas de cor rubra ricas em ferro que surge em alguns trechos (Península do Sinai).

A palavra yam significa “mar, oceano, lago”. O termo Yam Suf é co- mumente traduzido como “Mar Vermelho”.

A travessia do Mar Vermelho é um evento de enorme importância cultural para o povo judeu. A passagem pelas águas representa o nascimento de uma nação, o início da identidade dos israelitas. Na tradição cristã, essa travessia é o batismo do “povo escolhido”, que recebeu Jesus Cristo 1.250 anos mais tarde.

26 E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas retornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

A água não absorve os raios solares de maneira igual. Os vermelhos, por exemplo, são absorvidos logo nos primeiros metros, perto da superfície. Os que chegam mais fundo são os azuis. Então, como a maior parte da água está captando os raios dessa cor, achamos que tem essa tonalidade.

O mar Vermelho (árabe: Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia.

Moisés

Como Moisés atravessou o Mar Vermelho - WSJ.

Depois que atravessaram o Mar Vermelho, os israelitas louvaram a Deus por Seu livramento. Os egípcios não os voltaram a perseguir e eles caminharam em segurança pelo deserto.

Oceano Índico

Localizado no Oceano Índico, entre a África e a Ásia, o Mar Vermelho é um autêntico espetáculo da natureza. Anualmente, milhares de turistas frequentam durante as férias esse paraíso de águas claras e cálidas banhadas pelo sol.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

É uma declaração poderosa sobre a natureza de Deus. Ele é o Deus que liberta o seu povo e que peleja por eles. Ele é o Deus que pode derrotar os exércitos mais poderosos do mundo com um simples sopro de seu nariz.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

Em Moisés 1–4, aprendemos que o Senhor mostrou a Moisés uma visão de mundos incontáveis e da criação de nosso mundo. Isso estabeleceu um alicerce para que Moisés entendesse o plano de salvação estabelecido por Deus ao se preparar para liderar o povo.

Sobre a profundidade: os recifes são normalmente pouco profundos e a maioria dos mergulhos tem entre 10 a 20 metros de profundidade. Há mergulhos no Mar Vermelho para todos os tipos de mergulhadores.

O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação (multiplicação) de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.

O Mar Morto, com águas altamente salgadas e cercado por montanhas de cor ocre, pode desaparecer. Desde 1960, perdeu um terço de sua área e seu nível continua a cair um metro por ano.