Qual é o significado de Líbano na Bíblia?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em manuscritos antigos e até na Bíblia, o Líbano já aparece com o nome de paraíso terrestre por causa de suas imensas florestas de cedros, carvalhos, pinheiros e outras árvores de essências aromáticas. Também foi o grande celeiro do Império Romano na antiguidade.

A glória do Líbano lhe será transferida, bem como o resplendor do Carmel, Carmelo e de Sharon, Sarom. Eles verão a glória de Yahweh, o SENHOR, o esplendor do nosso Deus. No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, o cipreste; em vez de urtigas e roseiras bravas, cheias de espinho, crescerá a murta e o zimbro.

Fruto do cedro
Os frutos são lenhosos, espessos, rugosos, marrom-escuros, com 3 a 10 centímetros de comprimento e 3 a 3,5 centímetros de largura. Eles podem pesar aproximadamente 13 gramas, contendo cerca de 30 a 100 sementes por fruto.

Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si.

Uma regra básica da Engenharia garante que a parte mais importante de qualquer construção é o alicerce, que sustenta tudo o que vem depois. Na Bíblia, os filhos de Deus são comparados aos cedros do Líbano.

Um dos principais símbolos do Líbano, o cedro evoca longevidade e prosperidade e está presente na bandeira do país.

O cedro do Líbano possui beleza, perfume e força, sua madeira é perfumada e era utilizada para mumificar os mortos, não depende da chuva, pois suas raízes profundas buscam água diretamente dos lençóis freáticos. Ele cresce devagar e chega a atingir 40 metros de altura e 14 metros de diâmetro.

As referências simbólicas feitas à palmeira mostram que esta árvore era então, como é agora, considerada como tipo de graça e de beleza. Cantares de Salomão (7.7) referem-se à sua elevada estatura – o salmo 92 (12,14) alude à sua verdura, fertilidade, e duração.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.

Seja como a palmeira que, quando está no alto, serve de referência para as outras pessoas. A presença de um justo faz bem ao lugar onde ele é plantado, independente do tempo que permaneça ali. Isso por que aqueles que estão mais perto do céu são referência da fonte da água viva.

Vinhos do Líbano: uma história que começou há seis mil anos, com os fenícios. Os libaneses fazem vinhos desde sempre, pelo menos desde os fenícios (ancestrais dos atuais libaneses), que há seis mil anos já cultivavam vinhas no Vale do Bekaa. Produzem bons vinhos, entre os grandes do mundo, que chegam até nós.

A neve no topo da cordilheira do Líbano é visível quase o ano. A palavra é frequentemente usada figurativamente pelos escritores sagrados (Jó 24:19; Salmo 51:7; 68:14; Isaías 1:18). É mencionada apenas uma vez nos livros históricos (2Samuel 23:20).

“Jardim fechado” talvez seja uma expressão pouco convencional no meio cristão. Fechado significa não ter acesso a uma preciosidade (jardim), um povo especial para Deus. Isso indica proteção e segurança dada por Deus, portanto aquele que habita no esconderijo do altíssimo é um jardim fechado (Sl 91:1).

Aqueles torrões de terra, compactação causada pela escolha inadequada do substrato, e uso de terra argilosa são fatores que causam um atraso ou até mesmo impossibilitam o desenvolvimento das raízes, que precisam de um meio favorável, aerado e poroso para poderem ramificar e alcançar cada vez mais nutrientes.

O cedro fornece forragem(Carvalho, 1994), pode ser utilizado para produção de mel e, por ser uma espécie ornamental, também pode ser empregada em projetos paisagísticos e arborização urbana (Lorenzi, 1992).