Qual é o significado de lavar as redes?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Lavar as redes significa um tempo de reflexão, organização e preparo. Os discípulos lavavam as redes porque haviam tentado pescar e não conseguiram nada. Enquanto lavavam refletiam no motivo de seu insucesso e se preparavam para uma nova tentativa. Uma rede suja se torna pesada e não consegue apanhar muitos peixes.

Pedro foi desafiado por Jesus a lançar aquelas redes novamente no mar, e quando o fez, com sucesso, mandou que deixasse agora aquelas mesmas redes a fim de ser um dos seus discípulos, agora não mais um simples pecador de peixes, mas “um pescador de almas“.

Na época de Jesus, no lago da Galileia era comum ver uma grande rede de pesca ser lançada às águas. Para seu manuseio eram necessários muitos braços. Era um trabalho em mutirão.

Lavar as redes significa um tempo de reflexão, organização e preparo. Os discípulos lavavam as redes porque haviam tentado pescar e não conseguiram nada. Enquanto lavavam refletiam no motivo de seu insucesso e se preparavam para uma nova tentativa.

Jesus utiliza a parábola do lançar as redes, este é um dos elementos conhecido de alguns dos seus discípulos que eram pescadores. Ele quer ensinar aos Seus seguidores princípios que regem o Reino de Deus.

I Samuel 16.1 "enche o teu vaso de azeite e vem.." Introdução: Quando parece que existe algo impedindo sua vida espiritual é o momento de uma decisão e uma mudança que te retorne ao progresso que Deus tem para você.

“E Jesus disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis.” João 21.6.

Quando Ele observou os pescadores ele enxergou o problema, mas também a solução. Assim é conosco, Jesus nos observa a cada dia e conhece cada passo nosso, conhece o nosso falar, e o nosso agir, o nosso levantar e o nosso deitar. Glórias a Deus, ele conhece o problema, mas também tem a solução pra nos dar.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!”

Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei.

Analisando o acontecimento singularmente é difícil compreender que pelo menos Pedro nega Jesus para se proteger num momento de exposição ao perigo no Sinédrio, onde acontece o pré-julgamento de Jesus. No intertexto, mais que negar Pedro terá mentido por motivos de prudência ante o perigo em vista.

2 E viu dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. 3 E entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e assentando-se, ensinava do barco a multidão.

Existem quatro tipos básicos de redes de pesca:

  • As redes de arrasto;
  • As redes de emalhar;
  • As redes de cerco;
  • A tarrafa.

Uma tarrafa é uma rede de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha.

Amados irmãos e irmãs, não deixemos que as sujeiras tomem conta da nossa alma nem que as coisas asquerosas do mundo nos tornem impuros. Uma vez que as sujeiras entram em nós e vivemos no mundo com tantas coisas sujas e porcas, que tocam em nossa alma, nós temos quem pode nos curar, lavar e purificar-nos.