Qual é o significado de Josué na Bíblia?

Perguntado por: lresende5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em hebraico, Josué significa “O Senhor salva” ou “o Senhor concede a vitória”. A forma grega desse nome é Jesus.

Os desafios de Josué
Os filhos de Israel haviam vagado pelo deserto por 40 anos, e cabia a Josué conduzi-los à terra prometida. Ele teria que reivindicar a terra de seus habitantes atuais, lutar e liderar batalhas e prover liderança espiritual para um grande grupo de pessoas.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Diga que esta lição é sobre Josué, o profeta que liderou os filhos de Israel na conquista da terra prometida. Quando chamou Josué para ser um profeta, o Senhor deu-lhe o conselho: “Esforça-te e tem bom ânimo (…)”.

NÚMEROS 13.16 – Como pode esta passagem dizer que Moisés deu a Oséias o nome de Josué, uma vez que este já era chamado de Josué em Êxodo 17.9? PROBLEMA: Números 13.16 diz que Moisés deu a Oséias, filho de Num, o nome de Josué. Mas, em Êxodo 17.9, Josué já era chamado por este nome.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

O que significa o nome Josué? O nome Josué (Yehoshua em hebraico) significa “Deus Salva” e o que muita gente talvez não saiba é que essa é uma variante do nome Jesus (Yehoshua ou Iesous no grego). Mas o auxiliar de Moisés originalmente se chamava Oseias (cf. Números 13,16).

  • Profeta
  • Espião

A narrativa de Josué mostra como Deus conduziu os exércitos de Israel a entrar na terra de Canaã (prometida por Deus) e como os israelitas, sob a direção de Josué, conquistaram essa terra, tomando-a de sete povos militarmente superiores a eles. Esse é o alvo do livro.

Podemos trazer para os nossos dias todas as lições que o livro de Josué nos ensina: aprender que a terra continua sendo dom de Deus para todos os seus filhos e filhas e que a conquista de direitos deve ser uma luta cotidiana; que o diferente não deve representar para nós ameaça, mas também possibilidade; que os ...

Prevendo a morte de Moisés, Deus disse a Josué: “Sê forte e corajoso, porque tu farás os filhos de Israel entrarem na Terra que eu lhes jurei! Eu estarei contigo” (Dt 31,23).

Moisés, foi o “grande legislador,” ninguém se atreve a se nivelar a ele, mas mesmo assim, ele passou, seu tempo venceu e o “bastão” teve que seguir o revezamento. Josué já estava ali, à postos. Nova geração, sangue novo, cabeça nova, metodologia nova, mas o povo, a nação e o propósito inicial era o mesmo.

A primeira Ana que aparece na Bíblia é a mãe do profeta Samuel, que foi esposa de um homem chamado Elcana. A prostituta Raabe, que Josué poupou da destruição de Jericó, casou com um homem chamado Salmom e foi a mãe de Boaz, que casou com Rute. Nenhuma dessas mulheres foi esposa de Josué. Leia aqui a história de Raabe.

Josué não consulta a Deus e perde batalha contra cidade de Ai- A Bíblia - RecordTV - R7 A Bíblia.

Assim como Moisés, em A Bíblia, Josué era obediente a Deus e meditava nas escrituras sagradas. Homem de fé, ele recebeu a missão de liderar o povo de Israel. Apesar das dificuldades e provações, o jovem se manteve firme em seu propósito e buscou a orientação do Senhor.

22 Moisés fez como o Senhor lhe ordenou. Chamou Josué e o apresentou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.