Qual é o significado de igualitária?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Que tem como objetivo a igualdade civil, política e moral. Relativo ao igualitarismo, ideologia ou comportamento de quem busca a igualdade completa e absoluta dos indivíduos. Particularidade do que é igual ou do que busca a igualdade: tratamento igualitário para homens e mulheres.

1 desigualdade, diferença, dessemelhança, dissemelhança, diversidade, disparidade, distância, discrepância, diferenciação, distinção, dissimilação, dissimilitude.

A forma [igualitária]é [feminino singular de igualitário] .

1 analogia, coincidência, conformidade, correspondência, equipolência, identidade, parecença, paridade, proporção, semelhança, similitude, uniformidade.

O contrário de equidade é: Contrário de igualdade: 1 desigualdade, diversidade, diferença, diferenciação, distinção, discrepância, discriminação, discernimento, dessemelhança, diferencial, separação.

A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”.

Igualdade econômica (se trata de gerar chances justas para que cada pessoa consiga produzir uma renda); Igualdade de educação (quando todos podem ter acesso a uma boa educação); Igualdade racial (na qual todas as raças devem ter os mesmo direitos e tratamentos).

Na prática, podemos resumir a igualdade como um princípio fundamental para as sociedades democráticas, pois possibilita a todos a equiparação no que diz respeito ao desfrute e proveito de seus direitos.

Que leva à desigualdade ou que nela se fundamenta; que torna desigual (esp. em termos de condições sociais, políticas, financeiras etc.) (regime desigualitário, sociedade desigualitária). [ Antôn.: igualitário. ]

igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Universal, ou seja, de amplo acesso, sem distinção, em contraposição à situação existente anteriormente à Constituição de 1988, em que apenas os segurados da Previdência Social e seus dependentes tinham acesso aos serviços públicos de saúde.

A Igualdade no Brasil é prevista no artigo 5o da Constituição Federal, chamado de Princípio da Igualdade e que diz que todos são iguais perante a lei.

Podemos dizer que uma igualdade é quando duas operações ou quantidades são iguais entre si, ou seja, quando uma e outra têm o mesmo número de unidades. Utilizamos o símbolo = para representar essa relação.

Parte-se do princípio de que pessoas diferentes precisam ser tratadas de forma distinta para que possuam as mesmas oportunidades. Por exemplo, a suspensão das aulas devido à pandemia de Covid-19 fez com que estudantes passassem a receber aulas online.

Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.

1 Consideração em relação ao direito de cada um independentemente da lei positiva, levando em conta o que se considera justo. 3 Disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.

O princípio da igualdade garante o tratamento igualitário de acordo com a lei para os cidadãos. A igualdade, de acordo com a Constituição Federal, possui duas vertentes: Igualdade Material: tipo de igualdade, em que todos os seres humanos recebem um tratamento igual ou desigual, de acordo com a situação.

Quando consideramos o par “igualdade x diferença” (ou “igual” x “diferente”), temos algo da ordem das modalidades de ser: uma coisa ou é igual à outra, pelo menos em determinado aspecto, ou então dela difere.

“ Uma igualdade deixa de ser verdadeira quando multiplicamos os dois membros por um mesmo número.” Uma igualdade permanece verdadeira quando multiplicamos os dois membros por um mesmo número.

Para resolver equações, utilizamos o princípio aditivo, que consiste em adicionar ou subtrair um valor em ambos os membros da igualdade, e o multiplicativo, em que multiplicamos ou dividimos ambos os membros da equação por um mesmo valor.

(a) igualdade numérica ou absoluta (tudo igual para todos): seria a distribuição de benefícios e ônus, em partes idênticas, a todos, criticável do ponto de vista da inverificabilidade.

A igualdade de gênero implica em promover segurança física, financeira e emocional para as mulheres, com todas suas necessidades e condições particulares do ser feminino, atendidas. Tais condições afetam diretamente nos impactos positivos na saúde pública das mulheres e da sociedade como um todo.