Qual é o significado de governo do povo?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Democracia significa governo do povo, é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.

A palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes: “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade; assim, em contraposição à prática política adotada até então, ou seja, o governo de um ...

Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade.

Na expressão de sentido político, povo são as pessoas (indivíduos) que com-vivem em um determinado espaço físico sob um sistema de organização política e adminis- trativa.

A importância do governo para a sociedade é inestimável, pois é ele quem garante a manutenção da ordem interna, bem como a defesa do território. Além disso, o governo é responsável por elaborar as leis que regulam a vida em sociedade, o que torna possível o convívio harmonioso entre as pessoas.

É comum e indevido confundir o Estado com o governo. O Estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado. O Estado possui as funções executiva, legislativa e judiciária.

No Brasil, país que adota o sistema presidencialista, o líder do Poder Executivo é o Presidente da República, que tem o papel de chefe de Estado e de governo.

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo.

Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas.

Governar vem do latim gubernare, mas sua origem é grega, kubernao e significa a cana do leme. Segundo Horácio, nas Odes, como ensina Antenor Nascentes, no Dicionário etimológico da língua portuguesa, ¿por metáfora antiga, o Estado é comparado a um navio, daí chamar-se governo a direção dos negócios públicos¿.

Monarquia e República são as duas formas de governo que predominam atualmente. Na Monarquia o poder é exercido pelo rei, que é sucedido por descendência.

Os sistemas de governo mais adotados no mundo são: Parlamentarismo. Presidencialismo. Semipresidencialismo.

Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

A palavra povo deriva do termo latim populuse permite fazer referência a conceitos diversos: os habitantes de uma certa região, a população em geral, uma povoação demenor tamanho que uma cidade e à classe baixa de uma sociedade.

No conceito de povo estão incluídos os brasileiros natos e naturalizados. Distingue-se do conceito de população, pois neste incluem-se, além dos natos e naturalizados, os estrangeiros e os apátridas. O cidadão, por sua vez, é a pessoa que goza de direitos políticos.

Desse modo, o Brasil é uma República Federativa Presidencialista com um Estado Democrático de Direito. Além disso, o poder do Estado é dividido em três: legislativo, executivo e judiciário. O poder legislativo é o responsável por criar as leis que regem o estado e fiscalizar o executivo.

Segundo a nossa Constituição, a República Federa- tiva do Brasil é formada pelos Estados, Municípios e pelo Distrito Federal, que se aliam numa união indissolúvel para a formação de um Estado Federal ou Federação.

A Política do Brasil funciona sob o modelo de República Federal Presidencialista, formada pela União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.

Assim, o papel do governo é não se intrometer, é proteger o direito à propriedade, implementar um Estado de direito para que haja equilíbrio no campo da economia e que indivíduos empreendedores sejam incentivados a gerar valor para os outros”, frisa.

O papel do governo nessa função é tentar atenuar os ciclos econômicos e as suas oscilações por meio das políticas econômicas. Nesse intuito, o governo pode adotar medidas expansionistas em momentos de crise tentando incentivar a atividade econômica, como por exemplo com a redução de impostos ou da taxa de juros.