Qual é o significado de galgou?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

1 Caminhar velozmente a grandes passadas, como um galgo; correr: O menino, assustado, galgou as ruas, tentando chegar em casa o mais rápido possível. Galgou pela margem do rio, acompanhando a embarcação que partia.

galgar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1. Que se galgou, que foi percorrido, saltado, pulado, atingido: Galgados os primeiros degraus, subiu o resto da escada com facilidade: Galgadas as posições intermediárias, chegou rápido à chefia. 2.

Superar, atingir ou vencer (referente a distâncias);

Chistoso, divertido, espirituoso.

Caminhar, perpassar, dando grandes passos como um galgo: um conjunto de meninos galgavam morro abaixo. Escalar, saltar por cima de: numa corrida eles galgavam sobre barreiras. [Figurado] Atravessar, vencer, sobrelevar: galgar fases, galgar percursos, galgar obstáculos.

Impedir, proibir, interditar: vedar a passagem de pedestres.

Significado de Deparo
Deparo vem do verbo deparar. O mesmo que: topo, proporciono, ofereço, apresento, encontro.

Diz-se do indivíduo que tem o hábito de zombar de; trocista. Quem possui zombaria; que está repleto de ironia: olhou-me com uns olhos zombeteiros. Indivíduo que tem o hábito de fazer zombarias; quem zomba; brincalhão.

Ambiciona: 1 deseja, cobiça, ambiciona, apetece, pretende, espera, visa, aspira, anseia.

Assomou vem do verbo assomar. O mesmo que: exasperou, irou, abespinhou, acirrou, desesperou, embraveceu, encolerizou, enervou, enfureceu.

Almejando vem do verbo almejar. O mesmo que: suspirando, anelando, ansiando, agonizando, desejando, querendo, ambicionando, aspirando, cobiçando.

1 procurando, caçando, rastreando, catando.

2. Galga. Arquitetura: É a distância máxima entre as faces superiores de duas ripas para colocação de telhas. Deve-se calcular exatamente a galga, a fim de evitar o corte desnecessário das telhas na cumeeira ou platibanda.

GALGAL: Palavra hebraica que significa “roda que gira” (EZ 10:13, RC).

Palavra com origem no latim montanea, é o lugar por excelência de manifestação do sagrado (hierofania) e do profano (teofania). A história bíblica como as tradições religiosas das grandes religiões monoteístas e do Livro (Judaísmo, Cristianismo e Islão) reforçam esta conceção cósmica da montanha.

Feitado vem do verbo feitar. O mesmo que: corrompido, subornado.